ESPANHOL: PERCEPÇÕES LINGUÍSTICAS E PRAGMÁTICAS DO ALUNO/LEITOR NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFG/CÂMPUS JATAÍ

Autores

  • Rita Rodrigues Souza Instituto Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v5i2.215

Resumo

Este artigo refere-se à discussão das percepções dos alunos dos 4ºs anos dos Cursos Técnicos Integrados em Informática e Eletrotécnica em relação às atividades de leitura em língua estrangeira: Espanhol (E/LE). A partir da aplicação e análise de atividade de leitura, questionário semiestruturado, entrevista e confecção de diário de classe obtiveram-se importantes subsídios sobre os "modos" de ler dos discentes, principalmente, no que tange aos aspectos linguísticos e pragmáticos. Empregaram-se, no decorrer da investigação, princípios de um tipo de pesquisa social de base empírica em que há uma relação estreita entre ação ou resolução de um problema coletivo, cuja participação do pesquisador e participantes é ativa, e  esses devem ser representantes da situação ou problema a ser investigado e/ou resolvido; tal pesquisa se denomina, conforme Thiollent (2002) e Gressler (2003), como pesquisa-ação. E, ainda, para a análise e discussão dos dados  usou-se o método qualitativo, segundo Serrano (1998). A fundamentação sobre o contraste de gramática e pragmática se apoia em autores como Reyes (2000), Vidal (2002) e Fiorin (2006).

Biografia do Autor

Rita Rodrigues Souza, Instituto Federal de Goiás

Professora de Língua Portuguesa e Espanhola no Instituto Federal de Goiás. Membro do Núcleo de Pesquisa NuMPEL. Doutoranda em Linguístca Aplicada - UNESP- SSRP

Downloads

Publicado

2012-11-22

Como Citar

SOUZA, R. R. ESPANHOL: PERCEPÇÕES LINGUÍSTICAS E PRAGMÁTICAS DO ALUNO/LEITOR NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFG/CÂMPUS JATAÍ. InterteXto, Uberaba, v. 5, n. 2, 2012. DOI: 10.18554/ri.v5i2.215. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/215. Acesso em: 18 mar. 2024.