CURRÍCULO DE LITERATURA NO 3º E NO 4º CICLOS – UM EXEMPLO COM GÊNEROS NARRATIVOS
Resumo
Neste artigo, pretendemos expor uma experiência de ensino com os gêneros literários no Ensino Fundamental II, mais especificamente com os gêneros narrativos, e propor um caminho para a elaboração de um currículo para o ensino de literatura nesse nível de ensino. Para isso, nos apropriamos essencialmente da visão dialógica de Bakhtin (2003) sobre gêneros, das discussões sobre gêneros literários, de acordo com Rosenfeld (1986) e D’Onofrio (2000), e da noção de progressão curricular prevista em Coll (1992) e em Perrenoud (2000). De um modo geral, um trabalho a partir de gêneros literários distribuídos por ciclos de aprendizagem permite um ensino mais sistemático e, consequentemente, possibilita maior aproximação dos alunos com o texto literário.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.18554/ri.v5i1.219
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 1981-0601
Qualis B2 (LINGUíSTICA E LITERATURA/ Quadriênio 2013-2016)
