CURRÍCULO DE LITERATURA NO 3º E NO 4º CICLOS – UM EXEMPLO COM GÊNEROS NARRATIVOS

Autores

  • Luiz Eduardo Mendes Batista Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v5i1.219

Resumo

Neste artigo, pretendemos expor uma experiência de ensino com os gêneros literários no Ensino Fundamental II, mais especificamente com os gêneros narrativos, e propor um caminho para a elaboração de um currículo para o ensino de literatura nesse nível de ensino. Para isso, nos apropriamos essencialmente da visão dialógica de Bakhtin (2003) sobre gêneros, das discussões sobre gêneros literários, de acordo com Rosenfeld (1986) e D’Onofrio (2000), e da noção de progressão curricular prevista em Coll (1992) e em Perrenoud (2000). De um modo geral, um trabalho a partir de gêneros literários distribuídos por ciclos de aprendizagem permite um ensino mais sistemático e, consequentemente, possibilita maior aproximação dos alunos com o texto literário.     

Biografia do Autor

Luiz Eduardo Mendes Batista, Universidade Federal de Uberlândia

Programa de Pós-Graduação em Linguísica e Linguística Aplicada.

Texto e discurso

Downloads

Publicado

2012-10-09

Como Citar

MENDES BATISTA, L. E. CURRÍCULO DE LITERATURA NO 3º E NO 4º CICLOS – UM EXEMPLO COM GÊNEROS NARRATIVOS. InterteXto, Uberaba, v. 5, n. 1, 2012. DOI: 10.18554/ri.v5i1.219. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/219. Acesso em: 23 abr. 2024.