HISTÓRIAS DE (RE) EDIÇÃO DE UM SCRIPT EM INGLÊS POR MEIO DO GOOGLE DOCS: O PROFESSOR E A COLABORAÇÃO

Autores

  • Gilmar Martins de Freitas Fernandes Professor de língua inglesa no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, campus de Araxá, e discente do curso de doutorado na Universidade Federal de Uberlândia.

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v10i2.2278

Resumo

Na contemporaneidade, considerando a evolução das tecnologias digitais, surgem novas possibilidades de ensino-aprendizagem em contextos online por meio de uma interconectividade negociada. Nesse cenário, algumas ferramentas digitais parecem favorecer o trabalho, o ensino e a aprendizagem de forma colaborativa e cooperativa. Portanto, neste artigo, objetivo narrar e analisar uma experiência de (re) escrita de um script em língua inglesa, por meio da ferramenta digital Google Docs. Participaram desta investigação narrativa seis alunos do terceiro ano do Ensino Médio de um Curso Técnico em Mineração. Desenvolvo esta pesquisa sob a perspectiva teórico-metodológica da Pesquisa Narrativa, seguindo o caminho epistemológico proposto por Clandinin e Connelly (2000, 2011 et al).  Analiso as experiências (re) vividas e (re) contadas pelo processo de composição de sentidos, como estabelecido pelos autores Ely, Vinz, Downing e Anzul (2001). A partir das experiências vividas e dos sentidos compostos foi possível identificar, dentre outras questões, que a ferramenta digital Google Docs pode favorecer o desenvolvimento da habilidade de escrita dos alunos em língua inglesa e que o planejamento - gerenciamento das atividades e, principalmente, o envolvimento do professor no processo de (re) escrita podem contribuir para o trabalho colaborativo.

Biografia do Autor

Gilmar Martins de Freitas Fernandes, Professor de língua inglesa no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, campus de Araxá, e discente do curso de doutorado na Universidade Federal de Uberlândia.

Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal de Uberlândia (2011),é mestre em Estudos Linguísticos e discente do curso de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (2014). Atualmente é professor de língua inglesa no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, campus de Araxá e, também, pesquisador na Saint Mary's University, universidade localizada em Halifax, Canadá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, ensino e aprendizagem de línguas mediados por tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de língua inglesa, uso de tecnologias digitais para ensino-aprendizagem, relação brasil-canadá,  língua inglesa e Pesquisa Narrativa.

Downloads

Publicado

2018-05-09

Como Citar

FERNANDES, G. M. de F. HISTÓRIAS DE (RE) EDIÇÃO DE UM SCRIPT EM INGLÊS POR MEIO DO GOOGLE DOCS: O PROFESSOR E A COLABORAÇÃO. InterteXto, Uberaba, v. 10, n. 2, 2018. DOI: 10.18554/ri.v10i2.2278. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/2278. Acesso em: 20 abr. 2024.