MEMÓRIAS DE TROIA: “NO SECOND TROY” DE WILLIAM BUTLER YEATS EM CANÇÕES POPULARES IRLANDESAS

Autores

  • Mariese Ribas Stankiewicz Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v10i2.2351

Resumo

Este artigo aborda as canções “Troy” de Sinéad O’Connor (1987) e “Yeat’s Grave” de Dolores O'Riordan (1994) no contexto dos estudos culturais e como uma forma de apropriação do poema “No Second Troy”, de William Butler Yeats, considerando, entre outros aspectos, os traços ideológicos dos diálogos entre eles. Assim, um dos objetivos principais é o de verificar como os autores trabalham com suas lembranças de acontecimentos passados e como suas compreensões dessas memórias estão em constante revisão e se misturam com novas tendências da contemporaneidade. Nesse sentido, a teoria de Mikhail Bakhtin, especificamente, suas ideias de dialogismo e seu conceito de discurso bivocal podem ajudar com algumas reflexões sobre como Sinéad e Dolores mostram situações históricas particulares em suas músicas que fazem o ouvinte prestar atenção à condição de presença / ausência da mudança que permeia a memória cultural de um povo.

Biografia do Autor

Mariese Ribas Stankiewicz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (DALET-UTFPR), nas subáreas de Literaturas de Língua Inglesa e de Ensino de Língua Inglesa; Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UTFPR); Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID (UTFPR/CAPES); Mestre em Inglês e Literaturas Correspondentes (UFSC); Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (USP-FFLCH). marieser@utfpr.edu.br

Downloads

Publicado

2018-05-09

Como Citar

STANKIEWICZ, M. R. MEMÓRIAS DE TROIA: “NO SECOND TROY” DE WILLIAM BUTLER YEATS EM CANÇÕES POPULARES IRLANDESAS. InterteXto, Uberaba, v. 10, n. 2, 2018. DOI: 10.18554/ri.v10i2.2351. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/2351. Acesso em: 19 mar. 2024.