SEMÂNTICA, PRAGMÁTICA E TRADUÇÃO

Autores

  • Albeiro Mejia Trujillo Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v5i2.238

Resumo

A Semântica é uma área da Linguística relativamente nova que tem por objeto desvendar o sentido dos termos no contexto proposicional e discursivo, dentro dos princípios de boa formação. A Semântica estabelece os princípios de semiose ou interpretação que as formações Lógicas e Sintáticas não conseguem definir, assim como também supera as limitações de significação dos estudos etimológicos e da Lexicologia. Aborda-se, ao longo do texto, além de alguns elementos históricos relevantes, a síntese de três vertentes da semântica que são: Semântica Interpretativa, Gerativa, e Estruturalista para, finalmente, estabelecer a relação entre Semântica, Pragmática e Interpretação com um foco na análise fenomenológica.

Biografia do Autor

Albeiro Mejia Trujillo, Universidade de Brasília - UnB

Formado em Filosofia/Sociologia e Letras, Mestre em Teoria Literária (UnB), Doutor em Literatura (UnB), e Pós-Doutorado em Gramaticologia (PUC/SP). Atua na área de interface entre a Filosofia e a Literatura.

Downloads

Publicado

2013-05-14

Como Citar

TRUJILLO, A. M. SEMÂNTICA, PRAGMÁTICA E TRADUÇÃO. InterteXto, Uberaba, v. 5, n. 2, 2013. DOI: 10.18554/ri.v5i2.238. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/238. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)