LETRAMENTO RACIAL MEDIADO PELA LITERATURA INFANTO-JUVENIL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Eduardo Dias da Silva Doutorando em Literatura e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Professor de LEM/Francês e Pedagogo na Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Pesquisador dos Grupos CNPq GECAL/UnB, FORPROLL/UFVJM e GIEL/UFLA http://orcid.org/0000-0003-2555-6657
  • Romar Souza-Dias Doutorando em Linguística e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VI.

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v10i2.2424

Resumo

Este artigo, elaborado a partir de pesquisa transdisciplinar qualitativa de modalidade exploratória, traz a perspectiva do letramento racial mediado pela literatura infanto-juvenil no empoderamento das histórias e culturas africana, afro-brasileira e indígena de forma crítico-reflexivo em ambientes escolares da educação básica pública. Professores deparam-se com a falta de instrumentos pedagógicos e práticos no desenvolvimento de estratégias para melhor exercerem a atividades de conscientização das várias identidades étnico-raciais que formam o mosaico cultural do Brasil. Objetivamos responder ao seguinte questionamento: o letramento racial mediado pela Literatura Infanto-juvenil, para aprendentes da educação básica, pode contribuir de que maneira para a implementação do ensino da história e da cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas públicas? Através desse trabalho, fizemos uma sugestão, dentre vários títulos possíveis, de alguns livros que tratam dessa temática, contudo ressaltamos que esse artigo não se limita às ideias de tarefas, mas se perpetua como caminho para novas reflexões na construção social na qual ninguém tenha que negar ou apagar sua identidade étnico-racial.

Biografia do Autor

Eduardo Dias da Silva, Doutorando em Literatura e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Professor de LEM/Francês e Pedagogo na Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Pesquisador dos Grupos CNPq GECAL/UnB, FORPROLL/UFVJM e GIEL/UFLA

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PósLIT/UnB), Mestre pela mesma instituição no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PGLA/UnB) (2014), Especialista em Metodologia no Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2013), Licenciado em Letras - Língua Francesa e respectiva literatura pela Universidade de Brasília (2006) e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA) (2015). Supervisor Acadêmico na área de língua francesa do Programa Permanente de Extensão UnB Idiomas (2009-2014). Pesquisador do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem (GECAL/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores em Línguas e Literatura (FORPROLL/CNPq), membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e da Associação de Professores de Francês do Distrito Federal (APFDF). Professor de Educação Básica na Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF (2014), ministrando aulas de francês língua estrangeira (FLE) no Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho - CILSob/DF (2014-2015). Atualmente, Diretor do Centro Interescolar de línguas do Paranoá (CIL-Paranoá) pela mesma Secretaria. Tendo a Didática de Línguas, os Estudos sobre Oralidade em Língua Estrangeira, Teorias Curriculares, Ensino e aprendizagem de LE/L2, Práticas de Leitura, os Estudos sobre Gêneros Discursivos/Textuais, os (Multi)Letramentos e Transculturalidade em ambientes de ensino-aprendizagem, bem como a Formação de Professores como norteadoras das atividades e interesses de pesquisa e ensino em perspectiva transdisciplinar com a Linguística, a Linguística Aplicada (Crítica), a Literatura, a Educação e ciências afins. 

Romar Souza-Dias, Doutorando em Linguística e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VI.

Doutorando em Linguística pela Universidade de Brasília - UnB. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília - UnB. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus VI. Atua nos cursos de Língua Inglesa/Portuguesa e Literaturas. É também professor de Língua Inglesa do Colégio Estadual Idalice Nunes pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Foi coordenador da área de Língua Inglesa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI da UNEB. Foi coordenador do Núcleo de Estudos Canadenses - NEC da Universidade do Estado da Bahia, Campus VI (2007 - 2011) onde se dedicou a questões de inserção social de alunos de classes sociais menos favorecidas através do ensino de Línguas Estrangeiras Inglês e Francês. Desenvolve pesquisas nas áreas de Análise de Discurso Crítica, Linguística Aplicada Crítica, Letramento Racial Crítico, Identidades Sociais e Ensino-Aprendizagem de Línguas e Formação de Professores por uma perspectiva crítica.

Downloads

Publicado

2018-05-09

Como Citar

SILVA, E. D. da; SOUZA-DIAS, R. LETRAMENTO RACIAL MEDIADO PELA LITERATURA INFANTO-JUVENIL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. InterteXto, Uberaba, v. 10, n. 2, 2018. DOI: 10.18554/ri.v10i2.2424. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/2424. Acesso em: 19 abr. 2024.