ESCRITA SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E APROPRIAÇÕES DAS TEORIAS LINGUÍSTICAS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Agda Negrão Moreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Marinalva Vieira Barbosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v11i01.2755

Resumo

Este artigo tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre as dificuldades que o aluno de Letras apresenta para mobilizar os conhecimentos linguísticos adquiridos ao longo do curso e transformá-los em embasamento para analisar e construir compreensões sobre as práticas desenvolvidas na disciplina Estágio Supervisionado. Para a efetivação da análise, foram selecionados 20 relatórios para a composição do corpus, produzidos por alunos do Curso de Letras da UFTM no ano de 2015, nas disciplinas Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I e II. Dentre essas 20 produções, foram analisados fragmentos de 14 relatórios, que, por sua forma de construção, são representativos dos modos como os estagiários organizam a escrita do gênero relatório e se apropriam das teorias linguísticas para produzir reflexões sobre o ensinoaprendizagem na escola. Como aporte teórico, foram utilizadas as teorias desenvolvidas por Barzotto (2007); Geraldi (2003); Bianchi (2002) e Vásquez (1977). Os resultados da pesquisa mostraram que os professores em formação tendem a relacionar a teoria em suas produções acadêmicas de modo bastante superficial, ou seja, a apropriação visa manter a formalidade que o gênero relatório de estágio supervisionado demanda e não como embasamento de suas reflexões.

Biografia do Autor

Marinalva Vieira Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Profa. Dra. Marinalva Vieira BarbosaUniversidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Departamento de Linguística e Língua Portuguesa

Downloads

Publicado

2019-05-08

Como Citar

MOREIRA, A. N.; BARBOSA, M. V. ESCRITA SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E APROPRIAÇÕES DAS TEORIAS LINGUÍSTICAS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. InterteXto, Uberaba, v. 11, n. 01, p. 55–77, 2019. DOI: 10.18554/ri.v11i01.2755. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/2755. Acesso em: 20 abr. 2024.