ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL SOBRE A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v11i01.2762

Resumo

A Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday; Matthiessen, 2004; 2014) parte do princípio de que a língua é um sistema de escolhas e evidencia como essas escolhas são usadas na construção de uma oração como forma de interação. Além disso, a partir das metafunções da linguagem (textual, ideacional e interpessoal), é possível compreender e descrever os componentes linguísticos sob esses três diferentes níveis. Para isso, descrevemos e analisamos as circunstâncias de ângulo, conforme os preceitos da LSF, em textos sobre essa temática, com subsídios da Linguística de Corpus (BERBER SARDINHA, 2004; 2009), verificamos tanto a recorrência como a coocorrência das circunstâncias de ângulo, utilizando o programa WordSmith Tools (SCOTT, 2015) bem como suas ferramentas. Por fim, o trabalho visou colaborar para o letramento em Língua Portuguesa, a partir das teorias supracitadas, despertando o olhar acadêmico para uma análise semântico-discursiva dos elementos que formam uma oração, a fim da identificação das circunstâncias de ângulo e de como o produtor do texto se relaciona, com seus interlocutores, para a construção de uma avaliação sobre o tema.

Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular; Circunstâncias de ângulo; Linguística Sistêmico-Funcional.

Biografia do Autor

Henrique Campos Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais (POSLIN/UFMG) Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (POSLIN/UFMG). Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGEL/ILEEL/UFU). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Possui graduação em Letras-Português e Inglês (Licenciatura) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Técnico em Secretariado, registrado sob o número 0002716/MG, pelo SENAC/Uberaba. É docente da Universidade de Uberaba (UNIUBE), na Educação a Distância (EAD) e em cursos de graduação presencial, nas áreas de Linguística, Língua Portuguesa e Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. Seus interesses acadêmicos estão baseados nos estudos da Linguística Sistêmico-funcional, Análise Crítica do Discurso (ACD), Sistema de Avaliatividade aliada à Linguística de Corpus, Educação a distância e Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna.

Downloads

Publicado

2019-05-08

Como Citar

FREITAS, H. C. ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL SOBRE A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. InterteXto, Uberaba, v. 11, n. 01, p. 22–42, 2019. DOI: 10.18554/ri.v11i01.2762. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/2762. Acesso em: 19 mar. 2024.