O PODER ARGUMENTATIVO DE ORIBELA

Autores

  • Juliana Cristina Minaré Pereira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Guacira Marcondes Machado Leite Unesp Campus Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v11i01.2959

Resumo

O presente texto pretende discutir como o ponto de vista argumentativo de Oribela, personagem narradora da obra Desmundo (1996), de Ana Miranda, é constituído e quais são suas implicações para o texto literário e suas reverberações fora da arte. Pretende-se compreender como essa construção discursiva influencia a percepção global do fato histórico tratado na obra, que coloca em evidência o pensamento de uma mulher, que questiona o poderio patriarcal masculino, determinado pela Coroa Portuguesa. Logo, o trabalho pretende trazer para a discussão uma nova forma de olhar para o período colonial, colocando em destaque a denúncia da forma desumana com que mulheres eram tratadas por serem mulheres, portanto, um ser considerado inferior. Interessa discutir como esse fato histórico ganha novas dimensões a partir da mudança da perspectiva narrativa, desconstruindo o discurso hegemônico predominante. Essas reflexões serão feitas com base nos estudos enunciativos trabalhados por Bertrand (2014) e Fiorin (2013), correlacionados com a metaficção historiográfica de Hutcheon (1991) e questões que transcendem o literário, como a filosofia de Beauvoir (2016).

Biografia do Autor

Juliana Cristina Minaré Pereira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Licenciada em Letras Português / Inglês pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Mestranda em Estudos Literários pela Unesp Campus Araraquara.

Guacira Marcondes Machado Leite, Unesp Campus Araraquara

Possui graduação em Letras Românicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara (1966), mestrado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor Livre Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, Literaturas Vernáculas e Teoria Literária. Orienta Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado sobre poesia e narrativa, principalmente.

Downloads

Publicado

2019-05-08

Como Citar

PEREIRA, J. C. M.; LEITE, G. M. M. O PODER ARGUMENTATIVO DE ORIBELA. InterteXto, Uberaba, v. 11, n. 01, p. 78–93, 2019. DOI: 10.18554/ri.v11i01.2959. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/2959. Acesso em: 19 mar. 2024.