ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO FONÉTICA DO GRAFEMA <E> EM PORTUGUÊS EUROPEU E PORTUGUÊS BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO NA CHINA

Autores

  • XUEJIAO SHANG Guangdong University of Foreign Studies, China

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v12i1.2964

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar a produção fonética do grafema <e> durante o processo de ensino/aprendizagem de português em um contexto universitário chinês. Adotando a teoria fonética e fonológica, clarificaremos os fonemas do grafema <e> que se apresentam em Português Europeu (PE) e Português Brasileiro (PB). Desenvolvemos, assim, um estudo de caso para entender se a produção fonética de <e> em PE e PB será diferenciada na percepção dos alunos. Para essa investigação, tomamos como objetos de estudo as gravações das palavras com grafema <e>, obtidas de produções de uma portuguesa e um brasileiro, analisamos, ainda, os testes feitos pelos alunos. A partir de uma análise estatística, os dados dos testes mostram uma tendência em que os alunos de Português como Língua Estrangeira (PLE) percebem melhor a fonética produzida pela variante da língua que eles aprendem.

Biografia do Autor

XUEJIAO SHANG, Guangdong University of Foreign Studies, China

Shang Xuejiao, professora de Português como Língua Estrangeira da Faculdade das Línguas e Culturas Ocidentais da Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong, China. Há mais de dez publicações, incluindo seis artigos em revistas acadêmicas e livros, quatro obras de tradução, das quais a Contos sobre os três caracteres clássicos ganhou o 3º Prêmio de Tradução de Excelência em Línguas Estrangeiras da China em 2017. A área principal de pesquisa é Linguística Aplicada, especialmente em interações na sala de aula de Português como Língua Estrangeira.

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

SHANG, X. ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO FONÉTICA DO GRAFEMA <E> EM PORTUGUÊS EUROPEU E PORTUGUÊS BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO NA CHINA. InterteXto, Uberaba, v. 12, n. 1, p. p.126–145, 2020. DOI: 10.18554/ri.v12i1.2964. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/2964. Acesso em: 19 mar. 2024.