QUESTÕES SOBRE ENSINO DE LITERATURA

Autores

  • Danglei Castro Pereira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v6i1.312

Resumo

A problemática dos paradigmas formativos do Canon literário ganhou destaque no cenário da critica literária brasileira nos últimos anos. A reflexão discute a influência do olhar canônico no ensino de literatura nos últimos anos. Acreditamos que a situação fragmentária do ensino de literatura reflete um distanciamento paulatino do leitor em formação face às obras literárias Stricto Sensu em ambiente escolar. A investigação provém de discussões realizadas dentro do projeto de pesquisa “O ensino de literaturas em Língua portuguesa em escolas de Campo Grande/MS”, projeto com apoio financeiro do CNPq. Acreditamos que oportunizar o contato do leitor com textos literários em ambiente escolar de forma a valorizar a reflexão estética e a presença de qualidades artísticas é um dos caminhos para a construção de leitores críticos, capazes de apreender a qualidade de autores como Joaquim de Sousa Andrade, Sousândrade, corpus selecionado no artigo. Entendemos, com isso, que a constante revisão do cânone literário indica um caminho interessante na valorização do ensino de literatura para além dos limites cristalizados pela visão canônica tradicional. A ideia ao apresentarmos a obra poética de Sousândrade, é discutir a relação entre cânone, Historiografia literária e o ensino de literatura no contexto contemporâneo.

Biografia do Autor

Danglei Castro Pereira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Campi S.J.R.P. Professor de Literatura e cultura brasileira na Universidade ERstadual de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2013-05-27

Como Citar

PEREIRA, D. C. QUESTÕES SOBRE ENSINO DE LITERATURA. InterteXto, Uberaba, v. 6, n. 1, 2013. DOI: 10.18554/ri.v6i1.312. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/312. Acesso em: 18 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS