ESTUDO DA MOLDURA EM POEMAS MODERNOS E CONTEMPORÂNEOS

Autores

  • FABIANE RENATA BORSATO Docente do Departamento de Literatura da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara e Professora colaboradora do ILCML – FLUP - Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v11i2.3429

Resumo

A presença de molduras na poesia indicia horizontes de expectativas, instaura um entrelugar que exerce influência centrípeta e centrífuga sobre o leitor, condicionando a estrutura e disposição do texto e convidando a recepção ao ingresso num espaço diverso, a partir da aceitação de sentidos estabelecidos pelo objeto contornado pela moldura. Com base em estudos de Ortega y Gasset e Pierre Ballart, este trabalho propõe analisar as formas de presença e os sentidos da moldura em poemas de Carlos Drummond, João Cabral, Joan Brossa, Claudia Roquette-Pinto e Arnaldo Antunes.

Biografia do Autor

FABIANE RENATA BORSATO, Docente do Departamento de Literatura da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara e Professora colaboradora do ILCML – FLUP - Universidade do Porto

Fabiane Renata Borsato é docente do Departamento de Literatura e do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, Unesp, de Araraquara, onde leciona disciplinas do campo da Teoria da Literatura. Suas atividades de pesquisa concentram-se nas áreas de teoria e crítica do texto poético, poesia brasileira moderna e contemporânea, metalinguagem poética. Atua como professora colaboradora do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Facudade de Letras do Porto. Publicou artigos crítico-analíticos em periódicos e livros especializados, especialmente sobre metapoesia e poesia brasileira moderna e contemporânea.

Downloads

Publicado

2019-11-13

Como Citar

BORSATO, F. R. ESTUDO DA MOLDURA EM POEMAS MODERNOS E CONTEMPORÂNEOS. InterteXto, Uberaba, v. 11, n. 2, p. p.14–33, 2019. DOI: 10.18554/ri.v11i2.3429. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/3429. Acesso em: 19 mar. 2024.