POESIA A QUATRO MÃOS: DUAS JANELAS DE ANA MARTINS MARQUES & MARCOS SISCAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v11i2.3436

Resumo

O trabalho busca identificar e analisar alguns dos elementos característicos do livro duas janelas, publicação conjunta dos poetas Ana Martins Marques e Marcos Siscar, considerando a “experiência de escrita” que os autores procuram registrar na obra, observando aspectos como a relação com a palavra alheia, a condições dos sujeitos poéticos, a volubilidade dos poemas submetidos ao trânsito imposto pela concepção do livro. O trabalho também busca situar duas janelas no contexto da poesia brasileira contemporânea, a partir de questões como a “crise da poesia”, elaborada por Siscar, a impessoalidade da linguagem e a inaptabilidade ao tempo. Para tanto, ele se apoia em leituras de Georges Didi-Huberman, Giorgio Agamben e Roland Barthes, entre outros.

Biografia do Autor

RODRIGO GARCIA BARBOSA, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e doutorado em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Lavras, onde coordena o Núcleo de Estudos Comparados em Literatura (NECLI). É também membro do GT Teoria do Texto Poético da ANPOLL. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Poesia, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Brasileira Moderna e Contemporânea; Poesia Brasileira; Poesia e Corpo; Poesia e Memória; Poesia e Imagem.

Downloads

Publicado

2019-11-13

Como Citar

BARBOSA, R. G. POESIA A QUATRO MÃOS: DUAS JANELAS DE ANA MARTINS MARQUES & MARCOS SISCAR. InterteXto, Uberaba, v. 11, n. 2, p. p.34–55, 2019. DOI: 10.18554/ri.v11i2.3436. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/3436. Acesso em: 18 mar. 2024.