NA FALA DE NÓS NÃO SE USA NOSSO: UMA ANÁLISE VARIACIONISTA DO POSSESSIVO DE PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL NA COMUNIDADE BAIXIO/SÃO JOSÉ DO PIAUÍ-PI

Autores

  • Valdisneia Lucia de Sousa Universidade Federal do Piauí
  • Iveuta de Abreu Lopes Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v12i2.3765

Resumo

Neste trabalho, abordamos um fenômeno da fala de uma comunidade rural, trata-se da substituição do pronome nosso pela expressão de nós. Temos por teoria base a Sociolinguística Variacionista e objetivamos investigar o uso da expressão de nós na fala dos habitantes da comunidade de Baixio, a partir da identificação dos fatores que condicionam o uso dessa expressão, das variáveis linguísticas e sociais que condicionam esse uso, além da análise do contexto morfossintático em que os falantes da comunidade utilizam tal expressão. Realizamos uma pesquisa de campo, na qual fizemos gravações com 32 informantes, levando-se em consideração a faixa etária, a escolaridade e o gênero. Os resultados mostram que os falantes mais jovens, do gênero masculino e com escolaridade tendem a utilizar a expressão de nós mais que o possessivo nosso e mais ainda que a forma da gente. Quanto aos aspectos sintáticos, a função sintática é determinante para o uso das variantes, pois algumas funções sintáticas só podem ser exercidas por termos preposicionados, inibindo o uso do nosso. Quanto a anteposição e a posposição da variante ao elemento com o qual se relaciona, a variante nosso pode figurar nas duas posições, já as formas de nós e da gente podem aparecer apenas na posição posposta. Para a realização do trabalho, nos baseamos em autores como Monteiro (2000), Tarallo (2003), Naro (2004), Alkmim (2012), Camacho (2012, 2013), Labov (2008), Bagno (2017), Votre (2017) e outros.

Biografia do Autor

Valdisneia Lucia de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Letras, com área de concentração em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduada em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Durante a graduação foi monitora das disciplinas: Língua Latina II e Formação e Evolução da Língua Portuguesa. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Realizou estágio docência na disciplina de Sociolinguística da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente desenvolve pesquisa na área de Sociolinguística

Iveuta de Abreu Lopes, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Letras - área: Linguística, Universidade Federal de Pernambuco; Mestre em Linguística, Universidade de Brasília; Graduada em Letras pela Universidade Federal do Piauí, habilitações em língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa e em língua inglesa e literaturas inglesa e norte-americana. Atualmente é professora adjunto iv da Universidade Estadual do Piauí. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Sociolingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística, língua portuguesa, letramentos/escrita/comunidade, interação e ensino.

Downloads

Publicado

2020-09-25

Como Citar

DE SOUSA, V. L.; LOPES, I. de A. NA FALA DE NÓS NÃO SE USA NOSSO: UMA ANÁLISE VARIACIONISTA DO POSSESSIVO DE PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL NA COMUNIDADE BAIXIO/SÃO JOSÉ DO PIAUÍ-PI. InterteXto, Uberaba, v. 12, n. 2, p. p.01–25, 2020. DOI: 10.18554/ri.v12i2.3765. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/3765. Acesso em: 19 mar. 2024.