ENTRE PRESENÇAS E AUSÊNCIAS: VOZES NEGRAS NA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v12i2.4048

Resumo

Este artigo parte dos resultados do projeto de pesquisa “Literatura de autoria feminina brasileira contemporânea: escolhas inclusivas?” realizado na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Constatou-se que a literatura brasileira de autoria feminina reflete a ausência, não só das protagonistas negras, mas das próprias escritoras afro-brasileiras e isto se retrata nos catálogos das principais editoras do país, como Companhia das Letras, Record e Rocco. Assim, buscou-se, no presente estudo, verificar o modo como as escritoras negras, ainda minorias na cena literária, representam a elas próprias, bem como a outras minorias, no cenário social e literário brasileiro. Os referenciais teóricos são ancorados na perspectiva crítica dos Estudos Pós-Modernos e naqueles que se voltam à literatura afro-brasileira contemporânea.

Biografia do Autor

Rosângela Aparecida Cardoso da Cruz, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Possui graduação e especialização em Letras - Português e Literaturas, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Rondonópolis. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação ( PPGedu-UFMT). Doutoranda em Letras/Estudos Literários, dentro da linha de pesquisa intitulada Literatura e Construção de Identidades, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Grupo de Estudos em Literatura de Autoria Feminina Brasileira (LAFEB), pesquisadora das temáticas relacionadas às questões de Gênero, ao Silêncio, à literatura contemporânea de autoria feminina e à literatura afro-brasileira, produzida por mulheres negras.

Gabriela Fonseca Tofanelo, UEM

Graduada em Letras Português e Literaturas correspondentes pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Mestra, pela mesma universidade, em Estudos Literários, na linha de pesquisa Literatura e Construção de Identidades. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Estadual de Maringá. É pesquisadora do projeto de pesquisa "Literatura de Autoria Feminina Contemporânea: Escolhas Inclusivas?" e integra os grupos de pesquisa LAFEB - Literatura de Autoria Feminina Brasileira (UEM) e Grupo de Estudos sobre Literatura Contemporânea - GELBC (UnB/CNPq). Atua, principalmente, com os temas: Literatura de Autoria Feminina, Crítica Feminista, Estudos de Gênero e Literatura Contemporânea Brasileira.

Downloads

Publicado

2020-09-25

Como Citar

CRUZ, R. A. C. da; TOFANELO, G. F. ENTRE PRESENÇAS E AUSÊNCIAS: VOZES NEGRAS NA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. InterteXto, Uberaba, v. 12, n. 2, p. p.102–122, 2020. DOI: 10.18554/ri.v12i2.4048. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/4048. Acesso em: 24 abr. 2024.