A CONTRIBUIÇÃO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA PARA A LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Autores

  • LUIZ CARLOS TRAVAGLIA UFU

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v12i1.4140

Resumo

Algumas questões sempre acorrem ao espírito do professor dos Ensinos Fundamental e Médio quanto à correlação entre análise linguística e a produção e compreensão de textos: a) a análise linguística pode contribuir para a leitura e a produção de textos?; b) se sim, em que circunstâncias e como? Este artigo, valendo-se da proposição de que se tem dois tipos de análise linguística, propõe que somente um deles contribui para a formação do aluno quanto à leitura e produção de textos e busca mostrar como isso acontece por meio da apresentação de alguns exemplos.

Biografia do Autor

LUIZ CARLOS TRAVAGLIA, UFU

Professor de Língua Portuguesa e Linguística e pesquisador do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: lctravaglia@ufu.br

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

TRAVAGLIA, L. C. A CONTRIBUIÇÃO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA PARA A LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS. InterteXto, Uberaba, v. 12, n. 1, p. p.01–29, 2020. DOI: 10.18554/ri.v12i1.4140. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/4140. Acesso em: 19 mar. 2024.