ESTUDO LEXICAL DE NOMES DE OPERAÇÕES POLICIAIS POR MEIO DE UM CORPUS DE JORNAIS

Autores

  • CANDICE GUARATO SANTOS UFU

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v12i1.4141

Resumo

O presente trabalho consiste no estudo dos nomes de operações policiais extraídas de um corpus composto por notícias, de jornais populares e de referência de Minas Gerais. As questões principais que nortearam esta pesquisa foram: a possibilidade de definir o padrão de nomear das forças policiais e quais recursos são empregados nesse processo de nomeação. Os conceitos da Lexicologia, dos Campos Semânticos, da Onomástica, da Metáfora e do Neologismo fundamentaram este estudo. A metodologia foi baseada na Linguística de Corpus. Foram selecionados 11 jornais dos quais foram extraídas 1.310 notícias. Com o auxílio do WordSmith Tools (versão 6), foram identificados 365 nomes de operações policiais que foram classificados em campos semânticos para a identificação dos possíveis padrões de denominar da polícia. Foram produzidos 38 campos semânticos mais o campo dos casos indefinidos. Pôde-se concluir que o padrão de denominar das forças policiais é fundamentado na mudança de sentido da palavra por meio da neologia semântica e da metáfora. Os campos semânticos que fazem alusão a lugares, aos estrangeirismos, às mitologias e a datas são os mais produtivos. Este trabalho contribui no estudo lexical da neologia e na identificação do padrão de denominar ações policiais.

Biografia do Autor

CANDICE GUARATO SANTOS, UFU

Doutoranda bolsista pela Capes no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E-mail: candiceguaratos@gmail.com

 

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

SANTOS, C. G. ESTUDO LEXICAL DE NOMES DE OPERAÇÕES POLICIAIS POR MEIO DE UM CORPUS DE JORNAIS. InterteXto, Uberaba, v. 12, n. 1, p. p.30–51, 2020. DOI: 10.18554/ri.v12i1.4141. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/4141. Acesso em: 19 mar. 2024.