LEITURA DE FÁBULAS EM AMBIENTE DIGITAL

Autores

  • CLAÚDIA QUELUZ BATISTA FELICIANO Secretaria Municipal de Educação de Uberaba - SEMEC.
  • ACIR MARIO KARWOSKI Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM http://orcid.org/0000-0001-6548-4243

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v12i1.4195

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar uma intervenção pedagógica no ensino de leitura em ambiente digital com o gênero fábula. A base teórica que sustentou essa intervenção procede dos estudos sobre gêneros do discurso e letramentos digitais. Metodologicamente, a proposta filia-se ao método da pesquisa-ação que, neste trabalho, concretizou-se na elaboração e aplicação de uma sequência didática numa escola pública. Os resultados permitem concluir que é possível trabalhar com tecnologias em sala de aula. Desse modo, sugere-se aliar linguagem e tecnologias digitais para o ensino de leitura por meio de sequências didáticas, fundamentação teórica na pedagogia dos multiletramentos,  valorização do conhecimento prévio dos alunos e a aplicação da metodologia de instrução por pares.

Biografia do Autor

CLAÚDIA QUELUZ BATISTA FELICIANO, Secretaria Municipal de Educação de Uberaba - SEMEC.

Mestre em Letras - ProfLetras - UFTM. Professora de língua portuguesa na rede municipal e estadual de educação em Uberaba - MG.

ACIR MARIO KARWOSKI, Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM

Professor Associado do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa. Pesquisador do Laboratório de Ensino de Leitura, Fala e Escrita da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

FELICIANO, C. Q. B.; KARWOSKI, A. M. LEITURA DE FÁBULAS EM AMBIENTE DIGITAL. InterteXto, Uberaba, v. 12, n. 1, p. p.222–248, 2020. DOI: 10.18554/ri.v12i1.4195. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/4195. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA