CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS: EM BUSCA DA PEDAGOGIA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

Autores

  • Vanessa Cruz Mantoani
  • Joyce Elaine de Almeida Baronas

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v13i1.4725

Palavras-chave:

Abordagem sociolinguística, Crenças e atitudes linguísticas, Ensino de Língua Espanhola

Resumo

Pretende-se, no presente estudo, discutir alguns desafios sociolinguísticos enfrentados pelos professores de Língua Espanhola no Brasil e promover uma reflexão sobre a necessidade de uma Pedagogia da Variação Linguística em aulas de Espanhol. Tendo em vista a realidade sociolinguística hispânica, conforme apresentada por Moreno Fernández (2017), buscou-se alicerce nos pressupostos da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2005), mais especificamente nos estudos relacionados a crenças e atitudes e analisaram-se respostas a questionário elaborado a fim de identificar crenças e atitudes de professores de Língua Espanhola de escolas do Paraná. Embora os dados apontem para uma compreensão da necessidade de abordagem de variedades do idioma, contataram-se ainda algumas crenças que dizem respeito à preferência por determinada variedade, considerada “mais bem compreendida” em detrimento das demais. A partir da reflexão a respeito dos dados obtidos, defende-se, a necessidade de se colocar em prática a Pedagogia da Variação Linguística, proposta por Faraco (2008), com o objetivo de minimizar e/ou desconstruir crenças e atitudes linguísticas (CYRANKA, 2007; 2014; 2016) relacionadas à abordagem das variedades linguísticas da Língua Espanhola.

Referências

BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico. 56.ed. revista e ampliada. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, lingüística aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 7, n. 1, p. 123-156, 2004.

______. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Org.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes, 2006. p. 15-41.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

______. Tem a sociolinguística efetiva contribuição a dar à educação? In: ______. Nós cheguemu na escola, e agora?:sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 127-146.

BRASIL. Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005. Dispõe sobre o ensino da língua espanhola. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 ago. 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11161.htm >. Acesso em 17 jun. 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 13.415/2017, de 13 de

fevereiro de 2017, Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as

diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o

Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos

Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo

Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de

; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à

Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. 2017. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm>. Acesso em 17

jun. 2020.

CAMACHO, Roberto G. A variação lingüística. In: Subsídios à proposta curricular de Língua Portuguesa para o 1° e 2° graus, vol.I, São Paulo, SE/CENP. 1988, 3.v. p. 29-41.

CORDEIRO, Dayane Mônica; LIMA MOREIRA, Glauber. La enseñanza del español en Brasil: presente, pasado y futuro. Entrevista con Francisco Moreno y Gretel Eres. In: marcoELE: revista de didáctica español como lengua extranjera. n. 25. p. 1-11. jul-dic 2017. Disponível em: <https://marcoele.com/entrevista-con-francisco-moreno-y-gretel-eres/> Acesso em 18 jun. 2020.

CYRANKA, Lucia Furtado de Mendonça. Atitudes linguísticas de alunos de escolas

públicas de Juíz de Fora-MG. 2007. 174 fl. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) –

Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.

______. Atitudes linguísticas de alunos de escolas públicas. In: ______. Dos dialetos populares às variedades cultas: a Sociolinguística na escola. 2.ed. atual. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2014. p. 39-151.

______. Sociolinguística aplicada à educação. In: MOLLICA, M. C.; FERRAREZI JUNIOR, C.. (Org.). Sociolinguística, Sociolinguísticas. São Paulo: Editora Contexto, 2016.

FARACO, Carlos Alberto. Norma-padrão brasileira: Desembaraçando alguns nós. In:

BAGNO, Marcos (org). Linguística da norma. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012. p. 35-56.

______. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.

INSTITUTO CERVANTES. Español una lengua viva. Madrid: Biblioteca Nueva, 2019.

LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. Tradução de Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre, Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

LÓPEZ MORALES, Humberto. Sociolingüística. 2 ed. Madrid: Gredos, 1993.

MORENO FERNÁNDEZ, Francisco. ¿Qué español enseñar?. Madrid: Arco Libros, 2000.

______. Las variedades de la Lengua Española y su enseñanza. Madri: Arco Libros, 2010.

______. Variedades del español y evaluación: opiniones lingüísticas de los anglohablantes. Instituto Cervantes en la Universidad de Harvard – Universidad de Alcalá, 2017.

MOVIMENTO #FicaEspanhol. Disponível em: <https://www.facebook.com/ficaespanhol/>. Acesso em 20 jun. 2020.

VILLALBA, Terumi Koto Bonnet. O ensino do espanhol no Brasil: revisitando o tema da política linguística. In: ZORZO-VELOSO, Valdirene F.; FERREIRA, Cláudia C.; ORTIGOZA, Arelis F. (Orgs.). El español en línea de mira: enlaces lingüísticos, literarios y metodológicos. Londrina: UEL, 2013. p. 13-26.

Downloads

Publicado

2020-11-19

Como Citar

MANTOANI, V. C.; ALMEIDA BARONAS, J. E. de. CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS: EM BUSCA DA PEDAGOGIA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA. InterteXto, Uberaba, v. 13, n. 1, p. p. 243–263, 2020. DOI: 10.18554/ri.v13i1.4725. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/4725. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS (Temática: "Perspectivas sociolinguísticas sobre a língua espanhola”)