HUMANIZAÇÃO PELA VIA DAS LITERATURAS DE RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v13i2.4756

Palavras-chave:

Possibilidades, Funções, Texto literário, Literatura.

Resumo

Esse artigo busca pensar sobre as várias possibilidades de utilização dos textos literários no ensino escolar: enquanto artefato artístico para fruição estética, como objeto semiótico de significação daquilo que nos cerca, como base para o ensino gramatical, como forma de valorização de grupos estereotipados em nossa sociedade, entre outras funções. Nossa análise para este texto foi qualitativa e de cunho bibliográfico nas áreas da literatura, da educação, da antropologia e com alguns documentos oficiais. Os resultados mostram que textos literários, principalmente aqueles das literaturas de resistência, podem funcionar sob vários aspectos, enriquecendo suas possibilidades como objetos de valorização da diferença e meios humanizadores nas escolas.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá - SP. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-Doutor pela Universidade de Brasília – UnB/POSLIT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins – GESTO e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, ambos da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

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Publicado

2021-01-31 — Atualizado em 2021-01-31

Versões

Como Citar

RODRIGUES, W. HUMANIZAÇÃO PELA VIA DAS LITERATURAS DE RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. InterteXto, Uberaba, v. 13, n. 2, p. p.212–230, 2021. DOI: 10.18554/ri.v13i2.4756. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/4756. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

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ARTIGOS VOLUME TEMÁTICO: "Questões de gênero/sexo na linguística e na literatura"

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