VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: AMPLIANDO HORIZONTES DO FUTURO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO

Autores

  • Andréia C. Roder Carmona Ramires Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v14i1.4833

Palavras-chave:

Sociolinguística, Ensino de Línguas para Fins Específicos, Espanhol para Fins Específicos, Secretariado Executivo.

Resumo

A linguagem étodo oprocessoque permite a comunicaçãoentre os homens e estes, como seressociáveis, utilizam-se de uma ou mais línguas para suas interações em sociedade tornando-se, a língua, vitalpara aconvivênciahumana. Assim, a língua estabelece com a sociedade uma interligação indiscutível, posto que por meio de sua utilização acontecem as relações humanas fazendo com que as pessoas interajam em uma comunidade linguística e compartilhem, de maneira coletiva, suas histórias, suas memórias e sua cultura. Portanto, defendemos que no ensino de línguas, neste caso, Ensino de Línguas para Fins Específicos no âmbito dos negócios, os processos de ensino e de aprendizagem devem proporcionar ao aprendiz a possibilidade de desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento de sua competência comunicativa direcionada à prática da profissão, atreladas ao conhecimento cultural da língua estudada. Objetivamos, assim, neste artigo, apresentar uma proposta didática para o ensino de língua espanhola para Fins Específicos direcionado ao curso superior de Secretariado Executivo fomentando o trabalho com a variação diatópica, utilizando-nos de contos de autores de língua espanhola nas variedades linguísticas das Américas e da Espanha. O corpo teórico que embasa nossa discussão está centrado na área da Sociolinguística. Visamos fazer com que a discussão aqui apresentada auxilie futuros trabalhos sobre o Ensino de Línguas Estrangeiras para Fins Específicos, com o fito de promover mais debates nessa área de estudo bastante profícua no âmbito do ensino de línguas.

 

 

Biografia do Autor

Andréia C. Roder Carmona Ramires, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Graduação em Letras Português e Espanhol e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Pós-graduação concluída no ano de 2004. Mestrado em Letras, pela Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE), concluído em 2006. Professora adjunta na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Apucarana.  Doutorado concluído em 2015, pela Universidade Estadual de Londrina (programa de Estudos da Linguagem), com estágio de doutoramento na Universidad de Salamanca - Espanha, promovido pela instituição de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência nas áreas de Sociolinguística, Lexicologia e Ensino de Língua Espanhola para fins específicos.

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Publicado

2021-09-11

Como Citar

RODER CARMONA RAMIRES, A. C. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: AMPLIANDO HORIZONTES DO FUTURO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO. InterteXto, Uberaba, v. 14, n. 1, p. 266–282, 2021. DOI: 10.18554/it.v14i1.4833. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/4833. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS (Temática: "Perspectivas sociolinguísticas sobre a língua espanhola”)