NANOCONTO: UM GÊNERO NOVO EM ANÁLISE

Autores

  • Daniel Arena Ermínio da Silva UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE/Campus Mata Norte
  • José Jacinto dos Santos Filho UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE/Campus Mata Norte

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v13i2.5072

Palavras-chave:

Nanoconto, Suporte, Propósitos comunicativos, Gênero, Texto literário.

Resumo

O ciberespaço e suas incontáveis possibilidades discursivas agem sobre o homem que, ao considerar seus propósitos comunicativos e suportes textuais, modifica, transporta determinados gêneros impresso ou falado para o ciberespaço. E é sob tal premissa que analisamos seis nanocontos, de autores distintos, coletados em ciberespaço, e refletimos sobre o que lhes fazem singulares em relação aos seus gêneros de base/origem, conto e miniconto. Para tanto, apoiamo-nos em Bezerra (2011), Marcuschi (2003), Maingueneau (2011), Lagmanovich (2009) e outros.

Palavras-chave: Nanoconto. Suporte. Propósitos comunicativos. Gênero. Texto literário.

Biografia do Autor

Daniel Arena Ermínio da Silva, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE/Campus Mata Norte

É graduado em Letras pela Universidade Salgado de Oliveira (2006), especialista em Literatura Luso-Brasileira pela Faculdade Frassinetti do Recife - PE (2007), Mestrando PROFLETRAS na Universidade de Pernambuco - Mata Norte. Atualmente é professor de português básico, jurídico da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho PE, Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco e Secretaria Municipal de Educação do Município do Cabo de Santo Agostinho - PE. Atuou, nos anos de 2009 a 2011, como professor/tutor no curso de pedagogia do Polo Sousa Leão, Jaboatão dos Guararapes - PE, pela Universidade Castelo Branco - RJ.

José Jacinto dos Santos Filho, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE/Campus Mata Norte

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2016), mestrado em Letras também pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (1987). É professor adjunto da Universidade de Pernambuco/Campus Mata Norte (UPE). Coordenador do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Professor Permanente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade de Pernambuco-EDUPE Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Teoria da Literatura, Literatura Comparada e Intersemiose, Ensino de Literatura; e na área de Educação, com Didática do Ensino Superior, Prática de Ensino, Formação de Professores e Metodologia. Atua também com produção de ensaio, crítica em arte plástica, crítica de cinema.

Downloads

Publicado

2021-01-31

Como Citar

DA SILVA, D. A. E.; DOS SANTOS FILHO, J. J. NANOCONTO: UM GÊNERO NOVO EM ANÁLISE. InterteXto, Uberaba, v. 13, n. 2, p. p.358–376, 2021. DOI: 10.18554/it.v13i2.5072. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/5072. Acesso em: 19 mar. 2024.