MEMÓRIA, ORDEM E GÊNERO NO CONTO “I’D LOVE YOU TO WANT ME”, DE VIET THANH NGUYEN

Autores

  • Dionei Mathias Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria. http://orcid.org/0000-0001-8415-1460
  • Deborah do Carmo Filippetto Graduanda do curso de Letras - Inglês e suas Literaturas na Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v13i2.5078

Resumo

Este trabalho visa discutir a forma como memória e gênero se entrecortam no conto “I’d love you to want me”, de Viet Thanh Nguyen. Este conto faz parte da coletânea The Refugees (2017) e aborda a temática da memória, narrando o momento em que o marido de Sra. Khanh, a protagonista, é acometido por uma doença que causa a debilitação da memória. Essa debilitação, que fragiliza a narrativa identitária compartilhada pelo casal, desencadeia um processo de revisão das lembranças compartilhadas. Nesse contexto, o artigo busca discutir como a narrativa de gênero é construída, a partir da organização dos fragmentos de memória, e também refletir sobre como sedimentos patriarcais são desestabilizados. Para isso, serão utilizados o conceito de ordem discutido por Bauman (1999) e a relação entre identidade e memórias de Joël Candau (2019).

Biografia do Autor

Dionei Mathias, Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria.

Doutor em Letras pela Universität Hamburg e pela UFPR.

Deborah do Carmo Filippetto, Graduanda do curso de Letras - Inglês e suas Literaturas na Universidade Federal de Santa Maria.

Graduanda do curso de Letras - Inglês e suas Literaturas na Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente participa do projeto "Literatura e Identidade".

Downloads

Publicado

2021-01-31

Como Citar

MATHIAS, D.; FILIPPETTO, D. do C. MEMÓRIA, ORDEM E GÊNERO NO CONTO “I’D LOVE YOU TO WANT ME”, DE VIET THANH NGUYEN. InterteXto, Uberaba, v. 13, n. 2, p. p.136–154, 2021. DOI: 10.18554/it.v13i2.5078. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/5078. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS VOLUME TEMÁTICO: "Questões de gênero/sexo na linguística e na literatura"