SOBRE PAIXÃO PAGU E A ESCRITA DE SI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v13i2.5098

Palavras-chave:

Escrita de si, autoria feminina, memória, Patrícia Galvão

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma leitura da obra Paixão Pagu: a autobiografia precoce de Patrícia Rehder Galvão, escrita em 1940, logo após sua saída da prisão na qual esteve detida pela vigésima terceira vez. A metodologia consiste na análise da referida obra partindo dos pressupostos teóricos de Michel Foucault, Walter Benjamin e Jeane Marie Gagnebin. Desta forma, foi possível observar que a escrita de si pode funcionar como ferramenta de memória, pois propicia o registro das impressões, vivências e leituras de mundo de quem a escreve ao mesmo tempo em que quem o faz pode refletir acerca dele. Assim, a autobiografia em forma de carta depoimento de Pagu pode ser lida pelo prisma da escrita de si, uma vez que ao registrar os fatos de sua vida, a autora também a desnuda para si e para o leitor por meio dos processos de rememoração durante o ato de escritura, uma vez que a carta possui um destinatário. Ao lê-la, o interlocutor atualiza a memória no ato da leitura.

Biografia do Autor

Adriana Aparecida de Figueiredo Fiuza, UNIOESTE

Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Simone Pinheiro Achre, UNIOESTE

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Referências

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In. O anjo da História. Organização e tradução de João Barreto. - 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

______. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

______. Rua de Mão Única. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa, revisão técnica Márcio Seligmann-Silva – 6. ed. Revista – São Paulo: Brasiliense, 2012. (Obras escolhidas v.2).

CAMPUS, Augusto de. Pagu: vida e obra. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Remontar, remontagem (do tempo). Revista Étincelle. Centre Pompidou, 2007. Disponível em: < http://chaodafeira.com/wp-content/uploads/2016/07/cad_47.pdf> Acesso em: 05 ago. 2016.

FURLANI, Lúcia Maria Teixeira; FERRAZ, Geraldo Galvão. Viva Pagu: fotobiografia de Patrícia Galvão. Santos: UNISANTA; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: Ética, Sexualidade, Política. Trad. Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

______. O que é um autor? In: Estética: literatura e pintura, música e cinema. Trad. Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. V. III.

GAGNEBIN, Jeane Marie. Limiar, aura e rememoração. São Paulo: Editora 34, 2014.

______. Lembrar escrever esquecer. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

GALVÃO, Patrícia. Paixão Pagu: uma autobiografia precoce de Patrícia Galvão. Geraldo Ferraz (orgs), 1ª ed. Rio de Janeiro: Agir, 2005. [PDF]

PINTO, Céli Regina Jardim. Uma história do feminismo no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Ábramo, 2003.

ROCHA, Everardo; LANA, Lígia. Imagens de Pagu: trajetória midiática e construção de um mito. cadernos pagu (54), 2018:e185416.

Downloads

Publicado

2021-01-31

Como Citar

DE FIGUEIREDO FIUZA, A. A.; ACHRE, S. P. SOBRE PAIXÃO PAGU E A ESCRITA DE SI. InterteXto, Uberaba, v. 13, n. 2, p. p.172–186, 2021. DOI: 10.18554/it.v13i2.5098. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/5098. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS VOLUME TEMÁTICO: "Questões de gênero/sexo na linguística e na literatura"