SOCIOLINGUÍSTICA E LÍNGUA ESPANHOLA: DIÁLOGOS E INTERFACES

Autores

  • Fabrício Paiva Mota Universidade Federal de Roraima
  • Leandro Silveira de Araujo Universidade Federal de Uberlândia
  • Valdecy de Oliveira Pontes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v14i1.5392

Palavras-chave:

Sociolinguística, Língua Espanhola,

Resumo

Ao apresentar os trabalhos de autores nacionais e estrangeiros, que discutiram aspectos diversos sobre variação e mudança na língua espanhola, o volume temático “Perspectivas sociolinguísticas sobre a língua espanhola”, publicado no volume 13, número 01 de 2020, não apenas preencheu uma lacuna dentro do hispanismo brasileiro, mas também colocou em evidência um campo profícuo, muitas vezes desapercebido pela divulgação científica brasileira em torno da língua espanhola. 

A fim de contribuir para a veiculação de trabalhos inseridos na Sociolinguística Hispânica, o presente volume temático, intitulado “Sociolinguística e língua espanhola: diálogos e interfaces” é evidência do sucesso mencionado, pois os 13 estudos inéditos apresentados nas páginas seguintes também surgem como resposta à chamada do volume temático anteriormente mencionado. Desse modo, com esta edição da Revista InterteXto, é mais uma vez possível se debruçar sobre trabalhos que permitem observar diferentes facetas dos estudos sociolinguísticos. 

Biografia do Autor

Leandro Silveira de Araujo, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto II no Instituto e Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É doutor e mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP- Araraquara), instituição em que também se licenciou e bacharelou em Letras (Português e Espanhol). Manteve estágio acadêmico com a Universidad Nacional de Cuyo (UNCUyo/Argentina) e foi bolsista CAPES de doutorado-sanduiche no 'Depto de Filología Española', da Universidad Autónoma de Madrid (UAM). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, Dialetologia e Linguística Histórica, atuando principalmente em pesquisa associada aos seguintes temas: estudos descritivos do espanhol, gramaticalização, variação e mudança linguísticas, história do espanhol e das línguas românicas, estudos contrastivos entre espanhol e português. Líder do "Núcleo de Estudos da Norma Linguística" - NormaLi (CNPq/UFU).

Downloads

Publicado

2021-09-11

Como Citar

PAIVA MOTA, F.; SILVEIRA DE ARAUJO, L.; DE OLIVEIRA PONTES, V. SOCIOLINGUÍSTICA E LÍNGUA ESPANHOLA: DIÁLOGOS E INTERFACES. InterteXto, Uberaba, v. 14, n. 1, p. 1–8, 2021. DOI: 10.18554/it.v14i1.5392. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/5392. Acesso em: 19 mar. 2024.