LA CITÉ DES DAMES: MEMÓRIAS DA CLAUSURA E A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO PELA NARRATIVA POÉTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v13i2.5802

Resumo

O espaço sempre foi importante elemento de busca entre os pesquisadores da narrativa poética e, ainda que, historicamente, seja um termo incialmente vinculado ao século XIX, ele está presente em prosas, as quais carregam poesia como Le Livre de la Cité des Dames, da autora medieval Christine de Piza, escrito em 1405. Dessa forma, é relevante frisar que a Cité des Dames, já descrita no título da obra, será ao mesmo tempo protagonista e alvo de construções alegóricas por meio de uma escolha lexical bastante específica. Ainda, salientamos que a contraposição entre clausura – representada pelo quarto físico – e espaço de liberdade, o qual é definido pela Cité, simbolizam um embate ideológico não só pelo qual Christine, a protagonista que leva o mesmo nome da autora, passa, mas também o leitor quando há a ressignificação de histórias antes fossilizadas. Nessa perspectiva, as vozes femininas que estavam caladas também pelos autores presentes nos livros dentro do quarto de Christine são aquelas que poderão contar suas histórias à medida que as Damas Celestiais aparecem para a jovem estudiosa e a retiram do sofrimento em que se encontra. Ademais, assim como preconiza a narrativa poética, a análise da poesia se encontra na maneira como surgem construções sintáticas e retóricas que convencem e persuadem as damas a agirem contrariamente ao que pressupunha o padrão social ao qual elas estavam submetidas.

Biografia do Autor

Karla Cristiane Pintar, UNESP/Araraquara

Doutora (2021) em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp/Araraquara) e possui título de mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (2016). Graduou-se em Letras-Português/Espanhol pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2013), onde foi acadêmica bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET-Letras), em que era responsável pelo projeto "Vive la France!", atuando como coordenadora e professora de francês. Durante sua graduação, teve experiência como monitora em Teoria da Literatura e Literatura Brasileira, e participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-Espanhol). Tem interesse em historiografia e gênero literário, e participa de um grupo de pesquisa dessa linha. Trabalhou com autoria feminina e indigenismo na literatura peruana do século XIX e, no momento, dedica-se à literatura francesa do século XV, também contemplando a autoria feminina, tendo dissertação de Mestrado defendida nessa área

Guacira Marcondes Machado Leite, Unesp/Araraquara

Possui graduação em Letras Românicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara (1966), mestrado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor Livre Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, Literaturas Vernáculas e Teoria Literária. Orienta Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado sobre poesia e narrativa, principalmente.

Referências

CURTIUS, E. R. Literatura Europeia e Idade Média Latina. Tradução de Teodoro Cabral (com colaboração de Paulo Rónai). 3. ed. São Paulo: Edusp, 2013. 808p.

ECO, U. O signo da poesia e o signo da prosa. In: Sobre os espelhos e outros ensaios. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. p. 232-249.

GENETTE, G. Discurso da narrativa. Trad. Fernando Cabral Martins. Lisboa: Vega. 1976.

PIZAN, C. Le Cité des Dames. Texte traduit et présenté par Thérèse Moreau et Éric Hicks. Paris : Stock/Moyen Âge, 2015. 303p.

SULEIMAN, S. Le récit exemplaire. In: Poétique: revue de théorie et d’analyse littéraires. Seuil: Genres, 1977, p. 468-489.

VIDET-REIX, D. Christine de Pizan et la poétique de la justice. Directrice de thèse: Madame CONNOCHIE-BOURGNE. Doctorat Aix-Marseille Université, 2011.

TADIÉ, J. Y. Le récit poétique. Collection Tel Gallimard: 1994. Paris.

ZUMTHOR, P. A Letra e a Voz. Tradução de Amálio Pinheiro (Parte I) e Jerusa Pires Ferreira (Parte II). São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

ZUMTHOR, P. Falando de Idade Média. Tradução de Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Perspectiva, 2009. 142p.

ZUMTHOR, P. Essai de poétique médiévale. Paris, Seuil: Essais, 2000. 619p.

Downloads

Publicado

2021-01-31

Como Citar

PINTAR, K. C.; LEITE, G. M. M. LA CITÉ DES DAMES: MEMÓRIAS DA CLAUSURA E A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO PELA NARRATIVA POÉTICA. InterteXto, Uberaba, v. 13, n. 2, p. p.77–94, 2021. DOI: 10.18554/it.v13i2.5802. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/5802. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS VOLUME TEMÁTICO: "Questões de gênero/sexo na linguística e na literatura"

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)