TER E HAVER EM ESTRUTURAS EXISTENCIAIS: COMPARAÇÕES ENTRE O PORTUGUÊS DO BRASIL E O PORTUGUÊS DE PORTUGAL EM CARTAS DE REVISTAS FEMININAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v13i2.5803

Resumo

Pesquisas sociolinguísticas apontam o uso do verbo TER ocupando o lugar de HAVER em estruturas existenciais. No entanto, as gramáticas normativas não mencionam esse uso e, quando o fazem, seu emprego é considerado um “desvio” da língua. Outras gramáticas, como as descritivas, indicam tal substituição e, até apresentam, como Mateus et al. (2003), os verbos TER e HAVER com sentido de existir como uma característica que diferencia o Português de Portugal do Português do Brasil. Partindo destas constatações, o presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo descritivo-comparativo dos usos dos verbos TER e HAVER com sentido de existir em uma amostra da modalidade escrita menos formal do Português do Brasil e do Português de Portugal. Buscamos contribuir não só nos estudos que estabelecem as semelhanças e dissimilitudes dessas duas variedades do Português, como também fomentar as discussões sobre a gramática normativa e o uso real da língua

Biografia do Autor

Juliana Bertucci Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM e UNESP/Araraquara (Professora colaboradora do PPGLLP)

Graduação em Letras/Bacharelado Licenciatura Português - Alemão pela Universidade Estadual Paulista (Júlio de Mesquita Filho). Mestrado e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista. Estágio Doutoral CAPES/PDEE na Universidade de Lisboa. Pós-Doutorado pela PNPD/CAPES  na área de Sociolinguística junto na UNESP. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Lingua Portuguesa na UNESP/Aararaquara. Líder do GEVAR.

Adriana Afonsina Silva de Oliveira, MBA em Marketing na USP/ESALQ

Possui graduação em Letras (Português/ Espanhol) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2014) e mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP/Araraquara (2017). Na graduação, foi bolsista de Iniciação Científica por dois anos pela FAPEMIG e CNPq, realizando estudos acerca dos verbos 'ter' e 'haver' no Português do Brasil e no Português de Portugal. A partir destas pesquisas, apresentou um estudo comparativo destes verbos em estruturas existenciais nas duas variedades como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). No mestrado, foi bolsista CNPq, expandiu sua análise e pesquisou os usos de 'ter' e 'haver' também em estruturas possessivas, auxiliares e modais. Atualmente, cursa MBA em Marketing na USP/ESALQ

Referências

BAGNO, Marcos. Gramática Pedagógica do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

BATISTA, Priscila Guimarães. Ter e Haver existenciais na fala culta de Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre: do social ao linguístico. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Rio de Janeiro, Agosto de 2012.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CALLOU, Dinah & AVELAR, Juanito. (2002). Estruturas com ter e haver em anúncios do século XIX. In Alkmim: Para a história do português brasileiro, Vol. III. São Paulo: Humanitas-USP. 47-68.

CALLOU, Dinah. & AVELAR, Juanito. (2000). Sobre TER e HAVER em construções existenciais: variação e mudança no português do Brasil. Gragoatá 9, pp. 85-114.

CASTILHO, Ataliba T. de. Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.

DUTRA, C. Ter e haver na norma culta de Salvador. Dissertação de Mestrado. UFBA, 2000.

FRANCHI, Carlos; NEGRÃO, Esmeralda; VIOTTI, Evani. Sobre a gramática das orações impessoais com ter/haver. D.E.L.T.A., v. 14, n. especial, p. 105-131, 1998.

LABOV, William. Padrões Sociolinguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008[1972].

MARINE, Talita de Cássia. Um estudo sócio discursivo do sistema pronominal dos demonstrativos no Português Contemporâneo. Tese de doutorado. Araraquara, São Paulo, 2009.

MIRA MATEUS, Maria Helena et al. Gramática da língua portuguesa. 5ª ed. Lisboa: Caminho, 2003.

OLIVEIRA, A. A. S.; BARBOSA, J. B. TER e HAVER com sentido de existir em cartas da revista feminina Capricho. Relatório de Iniciação Científica BIC-CNPQ. UFTM. 2014.

OLIVEIRA, A. A. S.; BARBOSA, J. B. Uso dos verbos TER e HAVER com sentido existencial em cartas de revistas femininas portuguesas. Relatório de Iniciação Científica BIC- FAPEMIG. UFTM. 2013.

PERINI, Mário A. Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. 26. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

VITORIO, E. Ter/haver existenciais na escrita de alunos de 5ª e 6ª séries do ensino fundamental da cidade de Maracanaú/CE. 2006. Monografia (Especialização em Lingüística e Ensino do Português) – Universidade Federal do Ceará, Ceará, 2006.

Downloads

Publicado

2021-01-31

Como Citar

BERTUCCI BARBOSA, J.; OLIVEIRA, A. A. S. de. TER E HAVER EM ESTRUTURAS EXISTENCIAIS: COMPARAÇÕES ENTRE O PORTUGUÊS DO BRASIL E O PORTUGUÊS DE PORTUGAL EM CARTAS DE REVISTAS FEMININAS. InterteXto, Uberaba, v. 13, n. 2, p. p.56–76, 2021. DOI: 10.18554/it.v13i2.5803. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/5803. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS VOLUME TEMÁTICO: "Questões de gênero/sexo na linguística e na literatura"