HERMENÊUTUCA-FENOMENOLÓGICA COMO METODOLOGIA EM LINGUISTICA APLICADA

Autores

  • Eduardo Dias da Silva Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF/CILSOB.

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v7i1.822

Resumo

neste artigo são apresentadas as características da metapesquisa qualitativa na modalidade de análise documental e, assim, faz-se uso da perspectiva hermenêutica-fenomenológica de Ricoeur (1976; 1978; 1989; 1990) e de Gadamer (1977; 2010), referencial metodológico adotado em nossa dissertação de mestrado, cujo artigo é um recorte. O foco na abordagem da hermenêutica-fenomenológica visou à identificação do texto teatral, do corpo e da voz como contribuintes para o (re)conhecimento da realidade na qual explica os motivos da utilização dos construtos citados como mediadores na apropriação da oralidade no ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira (LE). Assim, justifica-se a nossa escolha da perspectiva hermenêutica-fenomenológica em suas conceptualizações e formulações (atemporais) pertencentes a uma época distinta que pelas suas contribuições, mundialmente reconhecidas, tornaram-se fontes de abordagem metodológica, ao longo dos tempos, já difundidas e bem aclamadas nos campos da Educação, dos Estudos Literários, da Psicologia, da Filosofia, dentre outros. Ressalta-se também o ineditismo deste artigo e o nosso latente interesse na aplicação da abordagem metodológica na área de Linguística Aplicada (LA). Discorre-se também sobre o caráter documental, a distinção entre metapesquisa e estudo-da-arte na tentativa de elucidar eventuais ruídos terminológicos e metodológicos nos nossos apontamentos e para melhor formular nossos preceitos de metodologia.

Biografia do Autor

Eduardo Dias da Silva, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF/CILSOB.

Mestre em Linguística Aplicada pelo Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução - LET da Universidade de Brasília - UnB (2014), Especialista em Metodologia no Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2013), licenciado em Letras - Língua Francesa e respectiva literatura pela Universidade de Brasília - UnB (2006). Atualmente, estou na Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF (2014), ministrando aulas de francês língua estrangeira (FLE) no Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho - CILSOB/DF e tenho a Didática de Línguas bem como a Oralidade do FLE como norteadoras das minhas atividades em ambientes de ensino-aprendizagem e interesse de pesquisa em suas (inter)ligações com outros ramos da Linguística Aplicada e ciências afins.

Downloads

Publicado

2014-12-02

Como Citar

SILVA, E. D. da. HERMENÊUTUCA-FENOMENOLÓGICA COMO METODOLOGIA EM LINGUISTICA APLICADA. InterteXto, Uberaba, v. 7, n. 1, 2014. DOI: 10.18554/ri.v7i1.822. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/822. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS