UMA ANÁLISE SEMÂNTICA DOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM ANÚNCIOS DA REVISTA VEJA ON-LINE

Karina Morais Camargos, Juliana Bertucci Barbosa

Resumo


Essa pesquisa encontra-se no quadro teórico da semântica argumentativa, focalizando os operadores argumentativos em anúncios publicitários da revista Veja. Analisamos 20 operadores em 25 anúncios objetivando evidenciar suas características semânticas conforme classificação de Ducrot (1984) e Koch (2006). O estudo se justifica pelo fato de as escolas ensinarem apenas as funções sintáticas desses operadores, impedindo que os alunos desenvolvam uma visão abrangente em contato com esses elementos. As conclusões apontam que os operadores argumentativos carregam forte carga argumentativa direcionando o texto. O valor semântico desses operadores pode ou não variar, mas nenhum anúncio perdeu a função da argumentatividade. 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/ri.v6i2.921

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ISSN 1981-0601

 Qualis B2 (LINGUíSTICA E LITERATURA/ Quadriênio 2013-2016)