Ultrafiltração tangencial: uma ferramenta tecnológica

Autores

  • José Waldir Sousa Filho Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Marlei Barboza Pasotto Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Mônica Hitomi Okura Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rbcti.v1i1.788

Palavras-chave:

Filtração Tangencial, Inovação Tecnológica, Ultrafiltração, Processos de separação,

Resumo

Ultrafiltração é um importante método de separação por membranas que pode ser utilizado simultaneamente para purificar e concentrar compostos, tais como produtos proteicos, enzimas industriais e uma variedade de produtos alimentícios. É um processo mais rápido, eficiente e que requer menos energia em comparação com processos de separação convencionais. As membranas para ultrafiltração são de diferentes materiais, poliméricos ou cerâmicos, e são caracterizadas pela dimensão dos poros e seletividade. Possui limitações importantes de fluxo, sendo os principais fatores o fouling e a polarização por concentração. Por sua aplicação abrangente e para buscar métodos que otimizem o processo a Ultrafiltração é um vasto campo para inovação tecnológica.

Biografia do Autor

José Waldir Sousa Filho, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Mestre em Inovação Tecnológica na linha de Processos Tecnológicos - Desenvolvimento e Aplicação de Bioprocessos na Indústria pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de Uberaba - UNIUBE. 

Marlei Barboza Pasotto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1991), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Triângulo Mineiro onde é professor do curso de Engenharia Química, do Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, e pesquisador colaborador junto ao PPG-EQ da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Bioquímicos, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de extração e purificação de produtos biotecnológicos utilizando membranas, extração na fase líquida, adsorção e troca iônica.

Mônica Hitomi Okura, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Microbiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Microbiologia Agropecuária - UNESP (2010). Ministrou as disciplinas Microbiologia Básica e Microbiologia de Alimentos nas Faculdades Associadas de Uberaba, na Universidade de Uberaba, ministrando as disciplinas de Microbiologia, Fundamentos Microbiológicos e Biologia Geral. Atualmente é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Tem experiência e pesquisas na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Geral, Microbiologia de Alimentos e Microbiologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Higiene, Controle de Qualidade Microbiológica, Isolamento e Identificação de Microrganismos (Bactérias e Fungos), Processos de Esterilização (Micro-ondas), Microbiologia Básica e Aplicada.

Downloads

Publicado

2014-12-03

Como Citar

Sousa Filho, J. W., Pasotto, M. B., & Okura, M. H. (2014). Ultrafiltração tangencial: uma ferramenta tecnológica. Revista Brasileira De Ciência, Tecnologia E Inovação, 1(1), 27–44. https://doi.org/10.18554/rbcti.v1i1.788

Edição

Seção

Artigos de Revisão