Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Missão da Revista 

Divulgar pesquisas e outras modalidades de publicações relacionadas à saúde com interface às ciências sociais e humanas. 

Política Editorial 

A Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social (REFACS) publica prioritariamente artigos destinados à divulgação de resultados de pesquisas originais; revisão (sistemática; integrativa); reflexão; relato de experiência; debates e comunicação breve. A REFACS é uma publicação quadrimestral e trilingue (português, inglês e espanhol) podendo ter números temáticos e suplementos. Os manuscritos recebidos serão avaliados por pares (guardada a confidencialidade entre autor/es e avaliador/es), não sendo permitida sua apresentação simultânea em outros periódicos.

 

Políticas de Seção

Sumário

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Responsabilidade do Comitê Editorial. Este texto deve ter, no máximo, 4.000 caracteres com espaços.

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos originais

Trata-se da divulgação de produções científicas resultantes de pesquisa original. São considerados pesquisas as contribuições discursivas de efeito teorizante, pesquisa qualitativa, quantitativa e quali-quantitativa. Esta modalidade é limitada a 35.000 caracteres, com espaços.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisão

Publicação conduzida por meio da compilação de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, que objetiva responder uma pergunta específica e de relevância. Descreve com detalhes o formato de busca dos estudos, os critérios de seleção e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos. Para esta seção serão aceitos apenas revisões sistemáticas e revisões integrativas. Estes manuscritos não devem exceder 40.000 caracteres, com espaços.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Debate

Artigo teórico provindo de um autor (convidado e de destaque no tema em foco) que receberá comentários assinados por até três especialistas, também convidados, contendo ao final uma réplica do autor principal. O texto inicial deve ter, no máximo, 20.000 caracteres com espaços. Os textos dos três debatedores e a réplica terão no máximo 5.000 caracteres cada um, somando um total máximo de40.000 caracteres com espaços.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Reflexão

Publicação que aborda a descrição aprofundada de temas de interesse das ciências: da saúde, sociais e humanas. Deve conter no máximo 20.000 caracteres, com espaços.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de Experiência

Aborda descrição criteriosa de experiências que possam ser replicadas. Este tipo de manuscrito é limitado a 20.000 caracteres, com espaços.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Comunicações Breves

Apresentação de ensaios, resenhas, eventos e outros. Não deve ultrapassar a 5.000 caracteres, com espaços.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Estudo de Caso

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos submetidos à Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social são avaliados primeiramente pelos funcionários da secretaria através de um check-list para a verificação do cumprimento das normas da revista. Em seguida, são encaminhados para a fase de revisão por pares, onde, no mínimo, dois pareceristas emitirão os pareceres, que então passarão pela revisão e aprovação dos editores. Em caso de divergências entre os revisores, será requisitada a avaliação do manuscrito por um terceiro revisor, para assim fundamentar a decisão editorial final, de acordo com o fluxo de trabalho descrito a seguir:

1. Avaliação do check-list pela secretaria quanto a adequação as normas da revista;

2. Os manuscritos atendem as normas da revista e passam por uma avaliação do(s) editor (es) da revista quanto ao escopo e a política editorial;

3. O editor-chefe designa o manuscrito para os revisores;

4. O sistema de avaliação é duplo-cego, onde os revisores emitem o peer review (parecer), que será usado pelo editor para a aprovação ou não do manuscrito. No caso de conflito entre os pareceristas será convocado um terceiro avaliador;

5. Comentários e pedidos de correções feitos pelos avaliadores serão encaminhados ao autor correspondente;

6. Após as correções serem feitas o autor correspondente encaminha a versão revisada do manuscrito que será encaminhada para os revisores para a emissão do relatório final;

7. As sugestões dos revisores e as consequentes respostas dos autores serão analisadas pelo editor chefe, para a emissão da decisão final e posteiror encaminhamento da decisão aos autores;

8. O manuscrito aceito é enviado para o inciar o processo de edição onde passa primeiramento pela revisão da Língua Portuguesa e posterior envio aos tradutores de língua Inglesa e Espanhola;

9. Após a tradução, é realizada a diagramação prévia do manuscrito, sendo enviado ao autor para análise e conferência da tradução e organização de tabelas, figuras, imagens e formatação geral;

10. Após esta etapa, é requerido aos autores declarar formalmente qualquer conflito de interesse, suporte financeiro e cessão de direitos autorais à revista;

11. A versão final do manuscrito passa pela aprovação do Editor-Chefe e é encaminhada para publicação no sistema da revista.

 

Observação Importante: Não há taxa de submissão ou publicação, somente taxas referentes à correção da língua portuguesa e tradução para o inglês e espanhol.

 

Periodicidade

A REFACS possui periodicidade trimestral de publicações (4 edições/ano).

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A revista não cobra taxas para submissão e/ou processamento e/ou publicação no processamento dos artigos.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Fluxograma de Avaliação

 

Taxas para autores

A REFACS não cobra taxa de submissão do manuscrito nem taxa de publicação de artigos aprovados.

Após a aprovação do manuscrito, a empresa credenciada junto a REFACS entrará em contato com os autores para informar o custo da revisão ortográfica e tradução para as versões inglês e espanhol do mesmo, condição esta obrigatória para publicação.