Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A - Aspectos Gerais:
Título: deve ser informativo e conciso, com até 15 palavras, sem abreviaturas, siglas ou nome de localidade. Enviar o título apenas em português, a tradução acontecerá após o aceite, se for o caso.

Autoria: deverá ser inserida apenas no sistema de submissão, onde serão apresentados os nomes completos de todos os autores, informando também de todos estes: a formação básica, titulações de forma crescente (graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós doutorado se for o caso); instituição de origem ou local de trabalho; e-mail; e, endereço completo do autor correspondente pela submissão. Deve-se incluir o registro de pesquisador ORCID de todos os autores que deve ser feito pelo link: https://orcid.org/register. Cursos encerrados não necessitam descrever onde foram realizados, apenas se ainda estiver cursando.
Fontes de financiamento: informar fontes de apoio e/ou financiamento, quando for o caso.

Resumo: deve conter sequencia lógica e descritiva dos objetivo(s), métodos, resultados e conclusão entre 100 a 150 palavras (ou seja não separar os itens no resumo). O Objetivo deve ser igual ao que está ao término da introdução. Apresentar apenas a versão em português, da qual a tradução ocorrerá apenas se for aceito para publicação. Deve vir acompanhado de 3 a 5 descritores separados por ponto e vírgula (não usar ponto ou apenas vírgula). Para determinação dos descritores, consultar o site http://decs.bvs.br/ buscando preferencialmente em Descritor Exato; não usar sinônimos. Se o descritor apresentar mais que uma palavra, apenas a primeira será maiúscula. Não usar os termos Palavras-chaves ou similares. Não traduzir descritores em inglês e espanhol (neste caso enviar nas 3 línguas), e sim usar exatamente o que consta no DECs para as três línguas (português, inglês e espanhol).

Artigo: poderá ser apresentado em português, espanhol ou inglês.

 

B – Estrutura do manuscrito:
Introdução: deve ser sucinta, evidenciando conhecimento do autor sobre o tema incluindo as referências pertinentes, finalizando com a justificativa e o objetivo do estudo. O objetivo apresentado no final deste item deve ser exatamente igual ao que está no resumo.

Método: informar o desenho do estudo, as fontes de dados e/ou local e data do estudo, a população e a amostragem estudada, os critérios de seleção dos sujeitos, instrumentos e outros recursos usados para a coleta dos dados, os procedimentos éticos e a análise dos dados, mesmo no caso de pesquisas qualitativas. Ainda que na modalidade revisão incluir a data do levantamento, que é diferente da data considerada para o estudo.

Resultados: apresentar objetivamente os dados obtidos no estudo em foco. Um mínimo texto descritivo deve antecipar, evitando repetições do que está descrito em tabelas, quadros e, outras figuras. Utilizar no máximo 5 (cinco) figuras ou tabelas. Para pesquisas qualitativas, os depoimentos dos sujeitos deverão aparecer ao longo do texto e neste item (Resultados), em itálico e, sem aspas. Não fazer citações neste item, independentemente do tipo de estudo. Para toda modalidade de manuscrito o resultado deve aparecer (seja ensaio, atualização, comunicação breve, debate, relato de experiência ou outros). Para pesquisas qualitativas as falas, discursos, conteúdos, categorias e outros devem aparecer aqui (nos Resultados), sem nenhum comentário (apenas breve descrição acima) e não incluir citações, isto é reservado ao item Discussão. Com exceção do apresentado no item “Evitar”.

Discussão: destacar os principais resultados comparando-os com estudos similares da literatura cientifica na temática abordada. Este item é o espaço de contra argumentação do autor em relação aos principais resultados, e em resposta aos objetivos com a literatura pertinente, ou mesmo a descrição de lacunas do tema, dentre outros.

Conclusão: apresentar afirmações baseadas apenas nos dados do estudo, com resposta(s) ao(s) objetivo(s). Incluir  limitações, generalizações e possíveis caminhos para outras pesquisas. Não incluir citações nesta parte do artigo.

Agradecimentos: é opcional. Contribuições de pessoas que prestaram colaboração ao trabalho, mas que não preencheram os requisitos para participarem da autoria. Devem constar no final do texto, se for o caso.

Referências: normatização Vancouver (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Não utilizar os termos bibliografia, nem bibliografia consultada. Utilizar no mínimo 50% das referências com menos de cinco anos e, se possível com prioridade para artigos de revistas científicas, ao invés de: livros, anúncios de jornais, ou outras tipologias de publicação. Neste item deve se colocar até 06 (seis) autores, usando-se et al. apenas após o 6º autor. Para toda referência eletrônica deve-se colocar a data de acesso, e onde o artigo está disponível e, quando houver colocar o DOI da publicação. Toda vez que se usar capítulo de livro ou citações de órgãos públicos, deve-se colocar as páginas.

Modelo de Referências:
Artigo padrão
Cunha JHS, Pereira DC, Almohalha L. O significado de ser mãe ou pai de um filho com autismo. REFACS. 2018; 6(1):26-34.

Artigo com mais de 6 autores
Garcia LAA, Camargo FC, Gomes THM, Rezende MP, Pereira GA, Iwamoto HH, et al. Produção do conhecimento de Enfermagem sobre os anos potenciais de vida perdidos: estudo bibliométrico. REFACS. 2017; 5(1):34-46.

Artigo cujo autor é uma organização
THE WHOQOL GROUP. The World Health Organization Quality of Life Instruments (WHOQOL): development and general psychometric properties. Soc Sci Med. 1998; 46(12):1569-85.

Artigo em periódico eletrônico
Hajjar R, Albino A, Santos AS. Depressão e a busca do "Pharmakon" para aplacar o mal estar individual e social. REFACS [Internet]. 2017 [citado em 05 ago. 2018]; 5(Supl 1):165-74. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/2004

Artigo com DOI
Garcia LAA, Milani J, Celeste LFN, Chagas LMO, Caixeta TP, Santos AS. Inatividade física e depressão em idosos no Brasil: uma revisão sistemática. REFACS [Internet]. 2017 [citado em 05 ago. 2018]; 5(1):66-74. doi: https://doi.org/10.18554/refacs.v5i1.1916

Livro padrão
Santos ÁS, Cubas MR., organizadores. Saúde coletiva: linhas de cuidado e consulta de enfermagem. 2ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 304p.

Capítulo de livro
Damião R, Bevilacqua M, Gimeno SGA. Nutrição, atividade física e obesidade. In: Moreira WW, Marocolo Junior M, Chaves AD, Carbinatto MV., organizadores. Ciências do esporte: educação, desempenho e saúde. 2ed. Uberaba: Universidade Federal do Triângulo Mineiro; 2012. v. 2, p. 11-261.

Livro advindo de uma Organização
Sociedade de Cardiologia do Estado São Paulo. Manual de cardiologia. São Paulo: Atheneu; 2000. 590p.

Teses, dissertações e trabalhos de conclusão
Cardoso LRC. As manifestações de agressividade no processo de cuidar: implicações para a enfermagem [dissertação]. Uberaba, MG: Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM; 2012. 95p.

Artigos completos publicados em anais de evento
Silveira RE, Contim D. Educação em saúde e a prática humanizada da enfermagem em unidades de terapia intensiva: um estudo bibliométrico. In: I Seminário de humanização da saúde do HC/UFTM; nov-2010; Uberaba, Brasil. Uberaba, MG: UFTM; 2010. p. 19-23.

 

C – Observações importantes:
1. O texto deverá ser gravado no formato .doc; letra Cambria, tamanho 12; espaço simples; parágrafos alinhados em 1,0 cm. Papel A4 (210 x 297), com margens de 2,0cm de cada lado. Não usar destaques no texto.
2. Citações diretas devem ser reservadas a casos extremamente necessários e quando ocorrerem devem ter um recuo no texto em itálico, mas sem sublinhado ou negrito.
3. Tabelas e/ou Figuras (no máximo 5) devem ser inseridas no texto, logo após serem mencionadas, numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos. Não enviar tabelas ou outras figuras separadas.
4. Anexar o protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, no caso de pesquisa ou qualquer modalidade de estudo que envolva seres humanos.
5. Não utilizar notas de rodapé ao longo do texto.
6. No item Referências os sobrenomes indicativos de parentesco (Filho, Júnior, Neto, Sobrinho e outros) e equivalentes estrangeiros devem ser mencionados em seguida ao sobrenome imediatamente anterior, por extenso. Ex.: Assis Neto P, Davis Junior JC, Guimarães Filho AC, Oliveira Sobrinho J.
7. Quando o sobrenome apresentar complementos como: da, de, do e similares, os mesmos deverão ser suprimidos / excluídos nas referências.
8. Para a abreviatura dos títulos das revistas, consulte cada título no link: http://portal.revistas.bvs.br/index.php?lang=PT ou https://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals
9. Serão aceitos artigos com no máximo seis autores.

 

D – Modo de Submissão:
1. A submissão será realizada exclusivamente online, pelo site www.uftm.edu.br/refacs
2. Incluir na submissão: Manuscrito (sem o nome dos autores), Declaração de Direito Autoral (formulário no site da REFACS) e, Aprovação do CEP (quando for pesquisa).
3. Não há cobrança para submissão e publicação.
4. A REFACS publica de forma trilíngue (português, inglês e espanhol) e neste caso, a tradução das duas outras línguas (diferentes da submissão) são traduzidos por profissionais indicados pela revista e, cobrados por tais tradutores, dos respectivos autores. Não será aceita tradução das 2 línguas diferentes da submissão, por parte do autor. A REFACS indicará tradutores, em geral com preços acessíveis em termos de mercado. Cabe ressaltar que o serviço de tradução não tem nenhuma ligação com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro e nem com a REFACS diretamente. Em outras palavras, a REFACS que é ligada à UFTM, não tem nenhuma relação com o trabalho de tradução. Acrescenta-se ainda que a REFACS não fará o gerenciamento de divisões em valores de tradução entre os autores, ficando a cargo do autor correspondente tal atividade. Por sua vez, a publicação do artigo se dará apenas após o informe dos tradutores da realização do pagamento.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte cambria de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. A REFACS é uma publicação quadrimestral e trilíngue (português, inglês e espanhol).
    Para as versões em Inglês e Espanhol, as traduções são de responsabilidade do autor, sendo que o tradutor será indicado pela revista.
 

Declaração de Direito Autoral

Cada um dos autores do manuscrito deverá preencher e assinar uma via da Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).

Observação: não será aceito a inclusão de assinatura digitalizada. Cada autor do manuscrito deverá preencher uma declaração individualmente.

 

 

Licença Creative Commons
REFACS de Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.uftm.edu.br/refacs.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.