ESTUDO COMPARATIVO DO DESEMPENHO VISO MOTOR E MOTOR GLOBAL DE GÊMEOS PRÉ-TERMO NA IDADE ESCOLAR

Autores

  • Raquel Cristina Pinheiro
  • Heloisa Gagheggi Ravanini Gardon Gagliardo
  • Cláudia Maria Simões Martinez
  • Jair Licio Ferreira Santos
  • Patrícia Carla de Souza Della Barba

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v3i3.1093

Resumo

Gemelaridade pode representar probabilidade de atraso no desenvolvimento devido à tendência ao retardo nocrescimento intrauterino com consequente nascimento pré-termo. Este estudo tem como objetivo descrever odesempenho motor e viso motor de gêmeos, com histórico de nascimento prematuro, no início da escolarização.Quatro pares de gêmeos foram comparados com crianças nascidas pré-termo não gêmeas e crianças denascimento a termo em relação às performances nos testes Denver II, Visual Motor Integration e DevelopmentalCoordination Disorder Questionaire-Brasil 2. Na análise descritiva um par de gêmeos apresentou classificaçãoinferior ao esperado para a idade no teste Denver II; nos instrumentos DCDQ-Brasil 2 e VMI foi constatadadiferença em todos os pares de gêmeos. Análise estatística demonstrou que prematuros gemelares apresentamdesempenho semelhante aos prematuros de gestação única. Crianças prematuras, gêmeos ou não, apresentaramum desempenho inferior em aspectos motores e viso motores quando comparadas com sujeitos a termo.Reforça-se importância do acompanhamento de crianças pré-termo até os anos iniciais da escolarização.

Descritores: Gêmeos; Nascimento prematuro; Destreza motora; Desenvolvimento infantil.

Como Citar

Pinheiro, R. C., Gagliardo, H. G. R. G., Martinez, C. M. S., Santos, J. L. F., & Barba, P. C. de S. D. (2015). ESTUDO COMPARATIVO DO DESEMPENHO VISO MOTOR E MOTOR GLOBAL DE GÊMEOS PRÉ-TERMO NA IDADE ESCOLAR. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 3(3). https://doi.org/10.18554/refacs.v3i3.1093

Edição

Seção

Artigos originais