Cuidando de Quem Ensina: dificuldades e cuidados destinados aos professores de uma escola pública

Alice Faria Ferreira, Laís Cristina Souza, Helena de Ornellas Sivieri-Pereira

Resumo


Este artigo tem o objetivo de relatar a experiência de estágio em uma escola pública da cidade de Uberaba/MG, que teve como proposta contribuir para o autoconhecimento, identidade docente e promoção da saúde da equipe, além de promover um melhor desenvolvimento de suas atividades profissionais e melhoria no processo educacional. Foram realizados onze encontros, entre reuniões, grupos com os professores, observações e devolutiva, ao longo de um semestre. Os temas discutidos abordavam as dificuldades do trabalho docente, os outros “eus” presentes na vida dos profissionais, a dinâmica de funcionamento de uma sala de aula, as dificuldades da equipe e a possibilidade de construção e transformação do ambiente escolar e da comunidade. Foi possível trabalhar a capacidade dos vários “Eus” que uma única pessoa pode vivenciar, permitindo aos participantes falarem de si, cuidarem de si e muitas vezes enxergarem a si mesmo. Foram enfrentadas dificuldades, mas ficou clara a necessidade de continuidade do trabalho na escola.


Palavras-chave


Psicologia educacional; Saúde escolar; Esgotamento profissional; Autoimagem

Referências





DOI: https://doi.org/10.18554/refacs.v2i3.1217

Apontamentos

  • Não há apontamentos.