METODOLOGIAS E VIVÊNCIAS DO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR INCLUSIVA

Sabrina Ferreira de Oliveira, Natália Martinez de Araújo

Resumo


O objetivo desse estudo foi conhecer a experiência dos docentes de uma instituição pública acerca da educação superior inclusiva. Trata-se de uma pesquisa quantiqualitativa, realizadacom 24 docentes em 2013. Verificou-se que a minoria dos professores teve algum tipo decapacitação para lidar com alunos que possuem necessidades educacionais especiais, mas amaior parte já teve a experiência de lidar com esse discente em sala de aula e apresentametodologias de ensino adequadas à diversidade. Essa experiência prévia mostrou-sefundamental para gerar disponibilidade no docente em pensar as estratégias de ensino eaprendizagem adequadas para qualquer aluno. O estudo aponta a necessidade de incluir nasgrades curriculares das graduações e pós-graduações a discussão acerca das estratégiasmetodológicas para o ensino inclusivo.

Palavras-chave


Educação superior; Docentes; Inclusão educacional.

Referências





DOI: https://doi.org/10.18554/refacs.v3i3.1239

Apontamentos

  • Não há apontamentos.