Estratégias para o ensino da prática baseada em evidências na formação de enfermeiros: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v6i0.2288

Palavras-chave:

Enfermagem baseada em evidências, Pesquisa em enfermagem, Docentes de enfermagem, Educação em enfermagem

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar estratégias para o ensino da Prática Baseada em Evidências nos diferentes níveis de formação dos enfermeiros. Trata-se de uma revisão integrativa, cuja busca ocorreu nas bases PubMed, CINAHL e LILACS. Foram incluídos estudos em inglês, português e espanhol, publicados em periódicos de enfermagem, no período de janeiro de 2007 a outubro de 2016. Foram identificadas 68 referências, e atenderam aos critérios de inclusão 13 estudos primários. Estratégias identificadas para o ensino foram a mediação do processo ensino-aprendizagem no cenário da prática e as estratégias propiciadas pelas tecnologias de informação e comunicação, além da reorientação da matriz educacional. O fortalecimento da integração ensino-serviço, a formação de enfermeiros Mestres e Doutores para atuarem como consultores para a implementação da PBE nas organizações de saúde, e a reflexão sobre a atuação docente apresentaram-se como eminentes contribuições para a formação do enfermeiro de práticas avançadas. As evidências identificadas podem apoiar alternativas de ensino para o fortalecimento da formação do enfermeiro ancorado em conhecimento científico consubstanciado; também, elas podem apoiar a discussão do tema no âmbito na América Latina e Caribe, onde os estudos sobre o tema são incipientes.

Biografia do Autor

Fernanda Carolina Camargo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Doutora em Atenção à Saúde. Epidemiologista Clínica do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica da Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba (MG), Brasil

Helena Hemiko Iwamoto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Doutora e Mestre em Enfermagem. Docente Associada do Curso de Enfermagem da UFTM), Uberaba (MG), Brasil

Gilberto de Araújo Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Estatístico. Doutor em Estatística. Docente do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós Graduação no Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica da UFTM, Uberaba (MG), Brasil.

Regiane Máximo de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Matemática. Doutora em Engenharia de Produção. Docente junto ao Departamento de Engenharia de Produção e ao Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru (SP), Brasil

Luan Augusto Alves Garcia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeiro. Especialista em Enfermagem do Trabalho, Saúde do Adulto na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Mestrando em Atenção à Saúde pela UFTM.

Damiana Aparecida Trindade Monteiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Atenção à Saúde pela UFTM, Uberaba (MG), Brasil

Sabrina Karla de Souza Cubas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Discente do curso de graduação em Enfermagem da UFTM, Uberaba (MG), Brasil

Gabriela França Rosinha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Discente do curso de graduação em Enfermagem da UFTM, Uberaba (MG), Brasil.

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Publicado

2018-05-08

Como Citar

Camargo, F. C., Iwamoto, H. H., Pereira, G. de A., de Souza, R. M., Garcia, L. A. A., Monteiro, D. A. T., Cubas, S. K. de S., & Rosinha, G. F. (2018). Estratégias para o ensino da prática baseada em evidências na formação de enfermeiros: revisão integrativa. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 6, 363–374. https://doi.org/10.18554/refacs.v6i0.2288

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