Síndrome de Burnout em estudantes de Odontologia, Medicina e Enfermagem: uma revisão da literatura

Autores

  • Priscilla Sarmento Pinto
  • Fabricia Mickele Rodrigues Nunes
  • Debora e Silva Campos
  • Rejane Haidee Borges Freitas
  • Paulo Rogério Ferreti Bonan
  • André Ulisses Dantas Batista

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v6i2.2822

Palavras-chave:

Esgotamento profissional, Estudantes de ciências da saúde, Saúde pública, Serviços de Saúde para Estudantes

Resumo

O presente estudo tem como objetivo fazer uma revisão integrativa sobre a prevalência e fatores associados ao Burnout em estudantes de Odontologia, Medicina e Enfermagem. Foi realizada busca na base de dados PUBMED, com os descritores: “Burnout syndrome” associados com “dental students”, “medical students “nursing students”, e “health students”, sem restrição de período. As buscas mostraram 22 artigos, os quais, após leitura e seguindo os critérios de inclusão, resultaram em 13 artigos selecionados. A síndrome de Burnout tem acometido estudantes da área de saúde, especialmente no momento de contato com o paciente, necessitando intervenções precoces. 

Biografia do Autor

Priscilla Sarmento Pinto

Graduanda do Curso de Odontologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). ORCID: 0000-0002-2376-4383                                           E-mail: priscillasarmentop@gmail.com

Fabricia Mickele Rodrigues Nunes

Graduanda do Curso de Odontologia da UFPB. ORCID: 0000-0002-8035-2270 E-mail: fabrycia_mick@hotmail.com

Debora e Silva Campos

Cirurgiã Dentista. Especialista em Prótese Dentária. Especialista em Endodontia. Mestranda no Programa de Pós Graduação em Odontologia (PPGO) da UFPB. ORCID: 0000-0002-5579-8844 E-mail: deboracampos.dsc@gmail.com

Rejane Haidee Borges Freitas

Enfermeira. Cirurgiã Dentista. Mestranda em Odontologia no PPGO da UFPB. Enfermeira do CAPS de Moreno, PE, Brasil.                     ORCID: 0000-0003-1891-396x E-mail: rejane.haidee@yahoo.com.br

Paulo Rogério Ferreti Bonan

Cirurgião Dentista. Mestre em Patologia Buco-Dental. Doutor em Estomatopatologia. Professor Adjunto IV do PPGO da UFPB. ORCID: 0000-0002-4449-4343 E-mail: pbonan@yahoo.com

André Ulisses Dantas Batista

Cirurgião Dentista. Mestre e Doutor em Reabilitação Oral. Professor Associado II do PPGO da UFPB.                                                                   ORCID: 0000-0003-1593-0174 E-mail: andreulisses@yahoo.com.br

Referências

Emsley R, Emsley L, Seedat S. Occupational disability on psychiatric grounds in South African school-teachers. Afr J Psychiatry. 2009; 12(3):223-6.

Hill KB, Burke FJT, Brown J, Macdonald EB, Morris AJ, White DA, et al. Dental practitioners and ill health retirement: a qualitative investigation into the causes and effects. Br Dent J. [Internet]. 2010 [citado em 10 jan 2017]; 209(5):E8. Disponível em: https://www.nature.com/articles/sj.bdj.2010.814.pdf

Lemos GA, Silva PLP, Paulino MR, Moreira VG, Beltrão RTS, Batista AUD. Prevalência de disfunção temporomandibular e associação com fatores psicológicos em estudantes de Odontologia. Rev Cubana Estomatol. 2015; 52(4):22-31.

Lemos GA, Paulino MR, Forte FDS, Beltrão RTS, Batista AUD. Influence of temporomandibular disorder presence and severity on oral health-related quality of life. Rev Dor [Internet]. 2015 [citado em 10 jan 2017]; 16(1):10-4. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rdor/v16n1/1806-0013-rdor-16-01-0010.pdf.

Campos JADB, Jordani PC, Zucoloto ML, Bonafé FSS, Maroco J. Síndrome de Burnout em graduandos de Odontologia. Rev Bras Epidemiol [Internet]. 2012 [citado em 10 jan 2017]; 15(1):155-65. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2012000100014&lng=pt&tlng=pt.

Carlotto MS, Nakamura AP, Câmara SG. Síndrome de Burnout em estudantes universitários da área da saúde. Psico [Internet]. 2006 [citado em 25 jan 2017]; 37(1):57-62. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/ojs/index.php/revistapsico/article/view/1412/1111

Alzahem AM, Van Der Molen HT, Alaujan AH, Schmidt HG, Zamakhshary MH. Stress amongst dental students: a systematic review. Eur J Dent Educ. [Internet]. 2011 Feb [citado em 25 jan 2017]; 15(1):8-18. Disponível em: http://doi.wiley.com/10.1111/j.1600-0579.2010.00640.x.

Prosdócimo ACG, Lucina LB, Olandoski M, Jobs PMJ, Schio NA, Baldanzi FF, et al. Prevalence of burnout syndrome in patients admitted with acute coronary syndrome. Arq Bras Cardiol [Internet]. 2015 [citado em 25 jan 2017]; 104(3):218-25. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4386850/pdf/abc-104-03-0218.pdf.

Maslach C, Jackson SE. The measurement of experienced burnout. J Occup Behav. 1981; 2(2):99-113.

Mata LRF, Madeira AMF. Análise da produção científica sobre educação profissionalizante da enfermagem brasileira: uma revisão integrativa. REME Rev Min Enferm. 2010; 14(3):424-33.

Ilic M, Todorovic Z, Jovanovic M, Ilic I. Burnout syndrome among medical students at one University in Serbia: validity and reliability of the Maslach Burnout Inventory - Student Survey. Behav Med. [Internet]. 2016 [citado em 23 fev 2017]; 43(4):323-8. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27127903.

Caceres-Mejia B, Roca-Quicano R, Torres MF, Pavic-Espinoza I, Mezones-Holguin E, Fiestas F. Factor analysis of the Questionnaire for the evaluation of occupational burnout syndrome in peruvian medical students. Rev Psiquiatr Salud Ment. [Internet]. 2013 [citado em 2 abr 2017]. Disponível em: https://www.uv.es/unipsico/pdf/CESQT/Externos/2013_Caceres_Mejia_et_al_ing.pdf

Skodova Z, Lajciakova P, Banovcinova L. Burnout syndrome among health care students: the role of type d personality. West J Nursing Res. 2017; 39(3):416-29.

Skodova Z, Lajciakova P. The effect of personality traits and psychosocial training on burnout syndrome among healthcare students. Nurse Educ Today [Internet]. 2013 Nov [citado em 04 fev 2017]; 33(11):1311–5. Disponível em: https://ac.els-cdn.com/S0260691713000877/1-s2.0-S0260691713000877-main.pdf?_tid=bdf8c816-fa09-11e7-bfe6-00000aacb35d&acdnat=1516030721_cba3537c2d2bd3bf24a85189b8f3bd59

Jennings ML. Medical student burnout: interdisciplinary exploration and analysis. J Med Humanit [Internet]. 2009 [citado em 25 jan 2017]; 30(4):253-69. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2Fs10912-009-9093-5.pdf

Mazurkiewicz R, Korenstein D, Fallar R, Ripp J. The prevalence and correlations of medical student burnout in the pre-clinical years: a cross-sectional study. Psychol Health Med. [Internet]. 2012 [citado em 18 fev 2017]; 17(2):188-95. Disponível em: http://web.a-ebscohost-com.ez33.periodicos.capes.gov.br/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=2&sid=42e35bde-dc48-4aec-94d1-f175626aebce%40sessionmgr4009.

Montero-Marin J, Monticelli F, Casas M, Roman A, Tomas I, Gili M, et al. Burnout syndrome among dental students: a short version of the “Burnout Clinical Subtype Questionnaire” adapted for students (BCSQ-12-SS). BMC Med Educ. [Internet]. 2011 [citado em 18 jan 2017]; 11(1):103. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3273439/pdf/1472-6920-11-103.pdf.

Costa EFO, Santos SA, Santos ATRA, Melo EV, Andrade TM. Burnout syndrome and associated factors among medical students: a cross-sectional study. Clinics [Internet]. 2012 [citado em 15 jan 2017]; 67(6):573-9. Disponível em: http://clinics.org.br/article.php?id=775.

Backović D V., Živojinović JI, Maksimović J, Maksimović M. Gender differences in academic stress and burnout among medical students in final years of education. Psychiatr Danub. 2012; 24(2):175-81.

Pagnin D, Queiroz V, Oliveira Filho MA, Gonzalez NVA, Salgado AET, Oliveira BCE, et al. Burnout and career choice motivation in medical students. Med Teach [Internet]. 2013 [citado em 15 jan 2017]; 35(5):388-94. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23458255/nhttp://www.tandfonline.com/doi/full/10.3109/0142159X.2013.769673

Tomaschewski-Barlem JG, Lunardi VL, Lunardi GL, Barlem ELD, Silveira RS, Vidal DAS. Burnout syndrome among undergraduate nursing students at a public university. Rev Latinoam Enferm. [Internet]. 2014 Dec [citado em 25 jan 2017]; 22(6):934-41. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692014000600934&lng=en&tlng=en

Silva RM, Goulart CT, Lopes LFD, Serrano PM, Costa ALS, Guido LA. Hardy personality and burnout syndrome among nursing students in three Brazilian universities-an analytic study. BMC Nurs. [Internet]. 2014 [citado em 25 jan 2017]; 13(1):9. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3975133/pdf/1472-6955-13-9.pdf

Asencio-Lopez L, Almaraz-Celis GD, Carrillo Maciel V, Huerta Valenzuela P, Silva Goytia L, Munoz Torres M, et al. Burnout syndrome in first to sixth-year medical students at a private university in the north of Mexico: descriptive cross-sectional study. Medwave. 2016; 16(3):e6432.

Montiel-Company JM, Subirats-Roig C, Flores-Martí P, Bellot-Arcís C, Almerich-Silla JM. Validation of the Maslach Burnout Inventory-Human services survey for estimating burnout in dental students. J Dent Educ. [Internet]. 2016 [citado em 28 jan 2017]; 80(11):1368-75. Disponível em: http://www.jdentaled.org/content/80/11/1368.full.pdf+html

Galvan-Molina JF, Jimenez-Capdeville ME, Hernandez-Mata JM, Arellano-Cano JR. Sistema de tamizaje de psicopatología en estudiantes de Medicina. Gac Méd Méx [Internet]. 2017 [citado em 25 jan 2017]; 153(1):75-87. Disponível em: https://www.anmm.org.mx/GMM/2017/n1/GMM_153_2017_1_075-087.pdf

Villwock JA, Sobin LB, Koester LA, Harris TM. Impostor syndrome and burnout among American medical students: a pilot study. Int J Med Educ. [Internet]. 2016 [citado em 18 jan 2017]; 7:364-9. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5116369/pdf/ijme-7-364.pdf

Amin WM, Al-Ali MH, Duaibis RB, Oweis T, Badran DH. Burnout among the clinical dental students in the Jordanian universities. J Clin Med Res. [Internet]. 2009 [citado em 25 jan 2017]; 1(4):207-11. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3299182/pdf/jocmr-01-207.pdf

Santos ATRA, Grosseman S, Oliva Costa EF, Andrade TM. Burnout syndrome among internship medical students. Med Educ. [Internet]. 2011 [citado em 25 jan 2017]; 45(11):1146. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2923.2011.04108.x/epdf

Publicado

2018-04-05

Como Citar

Pinto, P. S., Nunes, F. M. R., Campos, D. e S., Freitas, R. H. B., Bonan, P. R. F., & Batista, A. U. D. (2018). Síndrome de Burnout em estudantes de Odontologia, Medicina e Enfermagem: uma revisão da literatura. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 6(2), 238–248. https://doi.org/10.18554/refacs.v6i2.2822