Extensão universitária: relato de experiência em fisioterapia aquática na graduação.

Autores

  • Tulio Fernandes de Almeida Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-8141-3848
  • Larissa de Oliveira e Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Cláudia Barsand de Leucas Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v6i3.3641

Palavras-chave:

Fisioterapia, Hidroterapia, Qualidade de vida, Pessoas com deficiência

Resumo

O trabalho teve como objetivo descrever a experiência acadêmica no curso de Fisioterapia do Projeto Qualidade de Vida para Todos (PQVT), quanto à aproximação para Fisioterapia Aquática. Apresenta-se relatos dos graduandos do curso de fisioterapia que constam no relatório do final PQVT do 1° semestre do ano de 2017. Como resultado tem-se a articulação da tríade ensino, pesquisa e extensão, como possibilidade de aproximar o graduando de Fisioterapia ao ambiente aquático, e enfatizar a importância sobre uma área com diversas possibilidades de atuação.

Biografia do Autor

Tulio Fernandes de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduando em Fisioterapia pela PUC-MG. Extensionista no Projeto Qualidade de Vida para Todos (PQVT) , com inicio 2º/2015 - Atualmente. Membro do Grupo de Estudos em Praticas Corporais e Inclusão (GEPCI) Voluntário no projeto de Pesquisa Avaliação funcional e da vulnerabilidade de adolescentes praticantes de basquete e futebol a lesões do esporte: com inicio 2º/2017

Larissa de Oliveira e Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Fisioterapeuta graduada pela PUC Minas em Julho/2017. Membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Práticas Corporais e Inclusão do departamento de educação física da PUC Minas. Fisioterapeuta do time Minas Quad Rugby.

Cláudia Barsand de Leucas, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), especialização em Educação Física Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1992) e especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco (2007). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009). Doutora em Ciências da Educação pela Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS (2017). Atualmente é docente do Departamento de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, membro do Centro de Estudos em Educação Física, Esporte e Lazer (coordenadora do grupo de estudos em práticas corporais para pessoas com deficiência/inclusão). Atua como professor dos cursos de graduação Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e dos cursos de especialização em Gestão de Organizações do Esporte e do Lazer, em Ensino da Educação Física Escolar e em Gerontologia da Saúde. Coordena o projeto de extensão: Qualidade de vida para todos e o eixo paradesportivo do projeto de extensão Educação Esportiva -PUC MG. Membro pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira (CPB). Professora de educação física da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - Ensino Especial. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva e envelhecimento.

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Como Citar

Almeida, T. F. de, Silva, L. de O. e, & Leucas, C. B. de. (2018). Extensão universitária: relato de experiência em fisioterapia aquática na graduação. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 6(3), 494–499. https://doi.org/10.18554/refacs.v6i3.3641

Edição

Seção

Relato de Experiência