Percepção dos discentes de enfermagem do PET GraduaSUS sobre sua formação acadêmica

Jurema Ribeiro Luiz Gonçalves, Álvaro da Silva Santos, Leila Aparecida Kauchakje Pedrosa, Camila Cristina Neves Romanato, Maysa Alvarenga Ferreira, Nara dos Santos Costa, Daniela Sarreta Ignacio, Mariana Mila Guimarães, Judete Silva Nunes, Ryanne Agnes Souza Silva de Oliveira, Fabiano Henrique Oliveira Sabino, Fernanda Lemos Lazarini, Bruna Claúdia Pansani Ferreira, Julia Cristina Molina Silveira, Ketry Kellen Prado Caetano

Resumo


Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada no período de outubro a novembro de 2017, com 145 acadêmicos do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro no município de Uberaba-MG. Tem por objetivo analisar a percepção do acadêmico de enfermagem com relação a sua formação a partir de questões norteadoras. Os dados foram analisados através do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). No tocante as ideias acerca do curso eram positivas naqueles do primeiro ao terceiro período e negativas a partir do quarto. Os acadêmicos viram o curso como bom, capaz de oferecer oportunidades, amplos conhecimentos e bom suporte profissional. No entanto os períodos mais avançados elencaram a desvalorização do curso, contraste entre a APS e a área hospitalar, fraca relação entre teoria e prática, falta de apoio no aprendizado por parte dos serviços de saúde, desinteresse de alguns alunos, falta de atualização por parte dos docentes e que o curso necessita ser revisto. Diante a percepção dos acadêmicos, evidencia- se a necessidade de reestruturação do projeto político pedagógico com vistas ao melhor suporte aos discentes.

Palavras-chave


Sistema Único de Saúde; Enfermagem; Educação

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DOI: https://doi.org/10.18554/refacs.v7i2.3735

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