Conhecimento e satisfação dos usuários de uma unidade básica sobre os serviços de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v8i2.4334

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de Saúde, Atenção à Saúde, Estratégia de Saúde da Família

Resumo

Este é um estudo quantitativo, realizado em 2015, com o objetivo de verificar o conhecimento e satisfação dos usuários de uma Unidade Básica de Saúde do Município de Uberaba, MG sobre os serviços do Sistema Único de Saúde. Foi aplicado um questionário semiestruturado a usuários que aguardavam atendimento na sala de espera. Participaram 370 usuários, sendo 273 (73,8%) mulheres, com idades idade entre 18 e 99 (45,19±16,47) anos. A média de satisfação com os serviços em uma escala de 0 a 10 foi de 7,26±2,21. A investigação do conhecimento dos participantes sobre a os serviços oferecidos pela Unidade Básica de Saúde indicou que a vacinação (88,4%), acompanhamento pré-natal (81,6%), tratamento dentário (81,4%), saúde bucal (75,4%) e exame preventivo para câncer de colo de útero (74,3%) foram os mais reconhecidos. A maioria desconhece o serviço de acompanhamento para cessação tabágica (53%). Na avaliação do conhecimento dos serviços da Rede de Atenção à saúde (55,1%) e que cuidados de baixa complexidade e gravidade poderiam ser resolvidas na Unidade Básica (60,8%) responderam adequadamente. Os usuários são esclarecidos quanto: à universalidade e a gratuidade, ações de prevenção de doenças e promoção da saúde, mas demonstraram dificuldade em associar a atenção básica como assistência integral à saúde.

Biografia do Autor

Gilda Mayumi Garcez da Silva Honda, Centro Integrado de Saúde em Uberaba/MG, Brasil

Fisioterapeuta. Especialista em Saúde do Adulto. Fisioterapeuta no Centro Integrado de Saúde em Uberaba/MG, Brasil

Jéssica Carvalho Lima, Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGF) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) / Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Fisioterapeuta. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGF) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) / Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberaba, MG, Brasil

Marilita Falangola Accioly, Curso de Graduação em Fisioterapia da UFTM e do PPGF da UFTM/UFU Uberaba, MG, Brasil

Fisioterapeuta. Doutora e Pós Doutora em Ciências da Saúde. Professora Associada do curso de Graduação em Fisioterapia da UFTM e do PPGF da UFTM/UFU Uberaba, MG, Brasil

Lislei Jorge Patrizzi Martins, Curso de Graduação em Fisioterapia da UFTM e do PPGF da UFTM/UFU

Fisioterapeuta. Doutora em Ciências Médicas. Professora Associada do curso de Graduação em Fisioterapia da UFTM e do PPGF da UFTM/UFU Uberaba, MG, Brasil

Suraya Gomes Novais Shimano, Curso de Graduação em Fisioterapia da UFTM

Fisioterapeuta. Doutora em Ciências da Reabilitação. Professora Adjunta do curso de Graduação em Fisioterapia da UFTM - Uberaba, MG, Brasil

Isabel Aparecida Porcatti de Walsh, Curso de Graduação em Fisioterapia da UFTM e do PPGF da UFTM/UFU

Fisioterapeuta. Doutora em Fisioterapia. Professora Associada do curso de Graduação em Fisioterapia da UFTM e do PPGF da UFTM/UFU

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Publicado

2020-06-15

Como Citar

Honda, G. M. G. da S., Lima, J. C., Accioly, M. F., Martins, L. J. P., Shimano, S. G. N., & Walsh, I. A. P. de. (2020). Conhecimento e satisfação dos usuários de uma unidade básica sobre os serviços de saúde. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 8(2), 282–295. https://doi.org/10.18554/refacs.v8i2.4334