O paradoxo do planejamento das ações para a prevenção do HIV/AIDS em uma escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v8i1.4453

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Doenças sexualmente transmissíveis, Estudantes.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o planejamento das práticas educativas para a prevenção do HIV/Aids realizadas com estudantes de uma escola pública da região sul do Brasil. Esta é uma pesquisa qualitativa desenvolvida com seis profissionais de uma equipe de Estratégia de Saúde da Família envolvidos com atividades educativas em escola pública, através de análise de conteúdo temático e diário de campo, no ano de 2016. Emergiram duas categorias: Organização do conteúdo e materiais educativos; e, Fluxo do planejamento. Evidenciou-se, que os materiais e conteúdos utilizados não dialogavam com a realidade dos estudantes, pois traziam valores distintos da comunidade e que o fluxo do planejamento era unidirecional. Assim, é necessário que os educadores planejem momentos de educação em saúde que dialoguem com a realidade e o contexto dos educandos e que as ações sejam construídas com a participação da comunidade escolar.

Biografia do Autor

Tiago Sousa Paiva, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

Enfermeiro. Mestre. Docente no Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

Marcia Rosa da Costa, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Pedagoga. Doutora. Professora Adjunta  na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA, Pró-reitora de Graduação, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde

Morgana Thais Carollo Fernandes, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

Enfermeira. Mestre. Docente no Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

Camila Neumaier Alves, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

Enfermeira. Doutora. Docente no Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

Luiza Maria de Oliveira Braga Silveira, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Psicóloga. Doutora. Professora Adjunta na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA, Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde

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Publicado

2020-03-01

Como Citar

Paiva, T. S., Costa, M. R. da, Fernandes, M. T. C., Alves, C. N., & Silveira, L. M. de O. B. (2020). O paradoxo do planejamento das ações para a prevenção do HIV/AIDS em uma escola pública. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 8(1), 18–26. https://doi.org/10.18554/refacs.v8i1.4453

Edição

Seção

Artigos originais