Relação entre fatores do neurodesenvolvimento e a elaboração escrita em crianças do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v8i0.4573

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Escrita manual, Neuropsicologia.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar se as habilidades cognitivas de controle executivo e visuoespacial se relacionam a desempenho prejudicado na elaboração da escrita em crianças do ensino fundamental, com queixa escolar (comportamental ou de aprendizagem). Foram analisados 70 prontuários de crianças de 6 a 10 anos, atendidas em ambulatório especializado, de 2013 a 2018. Desse total, foram consideradas 40 crianças, as quais foram divididas em dois grupos, com e sem dificuldade na elaboração escrita. Coletaram-se dados de caracterização, desenvolvimento neuropsicomotor, intervenções prévias e desempenho na avaliação neuropsicológica quanto às habilidades de controle executivo e visuoespaciais. A regressão logística com o LASSO foi utilizada na avaliação estatística. Os resultados sugerem uma relação positiva entre o histórico de integridade da linguagem/desenvolvimento da leitura e a construção coerente da narrativa e, a experiência escolar como variavél importante no processo de aprimoramento do nível de coerência escrita. A variável não linguística (habilidade visuoespacial) não se mostrou diretamente associada ao processamento da escrita.

Biografia do Autor

Angela Cristina Pontes Fernandes, Universidade Paulista (UNIP)

Psicóloga. Especialista em Neuropsicologia. Mestre em Filosofia e Metodologia das Ciências. Doutora em Psicologia. Professora da Universidade Paulista (UNIP), Ribeirão Preto

Marielle Martins Santos

Psicóloga. Ribeirão Preto, 

Patrícia Aparecida Zuanetti, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC-FMRP-USP)

Fonoaudióloga. Especialista em Linguagem. Mestre em Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia do Pescoço. Doutora em Psicobiologia. Fonoaudióloga do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC-FMRP-USP) - Ribeirão Preto, SP

Ana Paula Andrade Hamad, FMRP, Ribeirão Preto

Médica. Especialista em Neurologia Infantil. Especialista em Epilepsia e Neurofisiologia Clínica. Especialista em Epilepsia Pediátrica. Especialista em Neurofisiologia Clínica (Eletroencefalografia). Especialista em Neurologia. Mestre e Doutora em Neurologia e Neurociênicas. Professora da FMRP, Ribeirão Preto

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Publicado

2020-06-23

Como Citar

Fernandes, A. C. P., Santos, M. M., Zuanetti, P. A., & Hamad, A. P. A. (2020). Relação entre fatores do neurodesenvolvimento e a elaboração escrita em crianças do ensino fundamental. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 8, 493–502. https://doi.org/10.18554/refacs.v8i0.4573