Desmotivação acadêmica: buscando compreender a realidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v9i2.4577

Palavras-chave:

Motivação, Estudantes, Saúde mental, Fracasso acadêmico, Universidades.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de identificar e descrever os fatores que levam à desmotivação acadêmica em um grupo de estudantes em uma universidade pública, realizada em 2018, através de entrevista semiestruturada. As informações foram analisadas segundo o Discurso do Sujeito Coletivo. Participaram 11 estudantes de diversos cursos, das quais nove do sexo feminino. Construiu-se quatro categorias: Processo adaptativo, Contexto universitário, Aspectos socioeconômicos e Aspectos emocionais. Identificou-se que a desmotivação acadêmica se deu por: distanciamento da família e as especificidades da nova demanda estudantil; infraestrutura, sobrecarga de atividades e conduta docente; dependência financeira em relação aos pais; e, sentimentos de tristeza, nervosismo, estresse e irritabilidade. As instituições de ensino precisam de um olhar atento e acolhedor para com seus estudantes através de estratégias para promover saúde e prevenir agravos, além de considerar o indivíduo como um ser biopsicossocial e espiritual, possibilitando melhora no processo ensino-aprendizagem e a motivação.

Biografia do Autor

Carolina Cassiano, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Graduanda do curso de Enfermagem

Amanda Ribeiro Gonçalves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro -UFTM

Déborah Ribeiro Gonçalves, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Graduanda do curso de Educação Física - UNIUBE

Jurema Ribeiro Luiz Gonçalves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Departamento de Enfermagem em Educação e Saúde Comunitária  Doutora e Mestre em Enfermagem Psiquiátrica, especialista em Educação; álcool e outras drogas e Terapia Comunitária. Áreade atuação: atendimento ao adulto e idoso, saúde mental e família.

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Publicado

2021-04-21

Como Citar

Cassiano, C., Gonçalves, A. R., Gonçalves, D. R., & Gonçalves, J. R. L. (2021). Desmotivação acadêmica: buscando compreender a realidade. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 9(2), 417–426. https://doi.org/10.18554/refacs.v9i2.4577

Edição

Seção

Artigos originais