Concepções sobre estresse segundo alunos do ensino médio de uma cidade de pequeno porte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v8i0.4668

Palavras-chave:

Adolescente, Estresse psicológico, e Ensino fundamental.

Resumo

As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio da análise de conteúdo e estatística descritiva. Participaram 23 adolescentes, das quais a maioria dos alunos (n=21) se considera estressado, e boa parte é do sexo feminino. Construiu-se cinco categorias: Definição do conceito de estresse, Percepção do estresse e estratégias utilizadas para reduzir ou controlar o estresse, Contextos estressores: ambiente social, família e escola, Receios e expectativas em relação ao próprio futuro e, Cidade de grande porte x Cidade de pequeno porte. Verificou-se que o contexto estressor mais referido foi a escola. Os participantes referem que utilizam estratégias de enfrentamento, como: atividades relaxantes; controle de ações impulsivas; esportes e, sentem que elas são eficazes. Conclui-se que mesmo vivendo em cidades menores os adolescentes estão sujeitos a contextos estressores e apresentam conflitos semelhantes aos daqueles que vivem em cidades maiores.

Biografia do Autor

Caroline Francisca Eltink, Universidade Paulista – (UNIP)/Curso de Psicologia

Psicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia. Docente do Curso de Psicologia da Universidade Paulista – (UNIP)

Carolina Woetyla Batista Nunes, UNIP

Graduanda em Psicologia. Bolsista de Iniciação Científica Voluntária da UNIP

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Publicado

2020-06-23

Como Citar

Eltink, C. F., & Nunes, C. W. B. (2020). Concepções sobre estresse segundo alunos do ensino médio de uma cidade de pequeno porte. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 8, 549–561. https://doi.org/10.18554/refacs.v8i0.4668