Saúde mental na universidade: relato de um serviço de psicoterapia para estudantes de enfermagem

Deise Coelho de Souza, Lucas Rossato, Vivian Fukumasu da Cunha, Patrícia Paiva Carvalho de Oliveira, Suzana Oliveira Campos, Fabio Scorsolini-Comin

Resumo


Este é um relato de experiência que tem por objetivo apresentar um serviço de apoio psicológico desenvolvido na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo para o atendimento de estudantes de graduação em Enfermagem. O serviço foi inaugurado no primeiro semestre de 2019 e oferece acolhimento em intervenções nas modalidades individual e grupal. As atividades são coordenadas por um docente e desenvolvidas por pós-graduandos com formação em Psicologia. No ano de 2019 foram atendidos 51 estudantes. Sabe-se que o percurso de estudantes no ensino superior é marcado por mudanças nas esferas afetiva, social e profissional, exigindo ajustamentos que nem sempre são respondidos adequadamente. Deste modo, os serviços prestados até o momento possibilitaram o acolhimento e escuta qualificada em intervenções que procuraram auxiliar na saúde mental e na qualidade de vida. Iniciativas como essa contribuem na prevenção ao adoecimento psíquico e na melhoria das condições emocionais de estudantes que já estão vivenciando sintomas psicopatológicos.


Palavras-chave


Psicoterapia; Estudantes de enfermagem; Saúde mental; Educação superior; Serviços de saúde para estudantes.

Referências


Kindelberger C, Safont-Mottay C, Lannegrand-Willems L, Galharret JM. Searching for autonomy before the transition to higher education: how do identity and self-determined academic motivation co-evolve? J Youth Adolesc. [Internet]. 2019 [citado em 25 mar 2020]: 1-14. DOI: 10.1007/s10964-019-01137-5

Cabras C, Mondo M. Coping strategies, optimism, and life satisfaction among first-year university students in Italy: gender and age diferences. High Educ. [Internet]. 2018; 75(4):643-54. doi: 10.1007/s10734-017-0161-x

Maunder RE. Students’ peer relationships and their contribution to university adjustment: The need to belong in the university community. J Furth High Educ. [Internet]. 2018 [citado em 25 mar 2020]; 42(6):756-68. DOI: 10.1080/0309877X.2017.1311996

Meehan C, Howells K. In search of the feeling of ‘belonging’ in higher education: undergraduate students transition into higher education. J Furth High Educ. [Internet]. 2019 [citado em 25 mar 2020]; 43(10):1376-90. DOI: 10.1080/0309877X.2018.1490702

Van Rooij ECM, Jansen EPWA, Van de Grift WJCM. First-year university students’ academic success: the importance of academic adjustment. Eur J Psychol Educ. [Internet]. 2018 [citado em 25 mar 2020]; 33(4):749-67. DOI: 10.1007/s10212-017-0347-8

Lantyer AS, Varanda CC, Souza FGD, Padovani RDC, Viana MDB. Ansiedade e qualidade de vida entre estudantes universitários ingressantes: avaliação e intervenção. Rev Bras Ter Comport Cogn. [Internet]. 2016 [citado em 25 mar 2020]; 18(2): 4-19. DOI: 10.31505/rbtcc.v18i2.880

Silva CP, Souza FAD, Albuquerque FDN, Almeida TA, Araújo LFD. Psicologia e saúde mental: um estudo das representações entre universitários de psicologia. Salud Soc. [Internet]. 2018 [citado em 25 mar 2020]; 9(3):210-20. DOI: 10.22199/S07187475.2018.0003.00001

Lacerda AN. Indícios de estresse, ansiedade e depressão em estudantes universitários. (monografia). Brasília, DF: Universidade de Brasília; 2016.

Santos MVF, Pereira DS, Siqueira MM. Uso de álcool e tabaco entre estudantes de psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. J Bras Psiquiatr. [Internet]. 2013 [citado em 25 mar 2020]; 62(1):22-30. DOI: 10.1590/S0047-20852013000100004

Padovani RC, Neufeld CB, Maltoni J, Barbosa LNF, Souza WF, Cavalcanti HAF, et al. Vulnerabilidade e bem-estar psicológico do estudante universitário. Rev Bras Ter Cogn. [Internet]. 2014 [citado em 25 mar 2020]; 10(1):2-10. DOI: 10.5935/1808-5687.20140002

Scorsolini-Comin F, Gabriel CS. O que pode ser considerado inovador no ensino superior contemporâneo? Considerações sobre o acolhimento estudantil. Rev SPAGESP. 2019; 20(2):1-6.

Rossato L, Scorsolini-Comin F. Chega mais: O grupo reflexivo como espaço de acolhimento para ingressantes no ensino superior. Rev SPAGESP [Internet]. 2019 [citado em 25 mar 2020]; 20(1):1-8. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702019000100001&lng=pt

Guo L, Jones MC, Liu Y, Yv S, Zhu Y, Guo Y. Cross-cultural validation of the Student Nurse Stress Index Scale: a descriptive survey targeting student nurses in China. J Affect Disord. [Internet]. 2019 [citado em 25 mar 2020]; 251:31-8. DOI: 10.1016/j.jad.2019.03.017

Labrague LJ, McEnroe-Petitte DM, De Los Santos JAA, Edet OB. Examining stress perceptions and coping strategies among Saudi nursing students: a systematic review. Nurse Educ Today [Internet]. 2018 [citado em 25 mar 2020]; 65:192-200. DOI: 10.1016/j.nedt.2018.03.012

Smith GD, Yang F. Stress, resilience and psychological well-being in Chinese undergraduate nursing students. Nurse Educ Today [Internet]. 2017 [citado em 25 mar 2020]; 49:90-5. DOI: 10.1016/j.nedt.2016.10.004




DOI: https://doi.org/10.18554/refacs.v8i0.4673

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.