Ensino da prática baseada em evidências: perspectivas de enfermeiros gestores universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v9i2.4695

Palavras-chave:

Enfermagem baseada em evidências, Prática clínica baseada em evidências, Pesquisa em enfermagem, Docentes de enfermagem, Educação superior.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compreender o ensino da prática baseada em evidências na perspectiva de enfermeiros gestores universitários. Trata-se de estudo por métodos mistos, conforme concepção da Prática Baseada em Evidências, e pela Teoria de Difusão de Inovações, conduzido por entrevistas individuais semiestruturadas, por abordagem hermenêutico-dialética, junto à amostra intencional de 10 enfermeiros gestores de uma universidade pública. O ensino da prática baseada em evidências se dava por iniciativas pontuais de docentes, durante estágios por levantamento de uma questão clínica e busca de evidências para respondê-la, ou em atividades de busca e análise crítica de artigos científicos. Os resultados apoiam a orientação da matriz educacional na formação de enfermeiros e indicam que aspectos contextuais influenciadores da adoção da prática baseada em evidências no ensino foram reconhecidos, recomendando incrementar tanto o ensino, como a produção de conhecimento sobre a temática.

Biografia do Autor

Fernanda Carolina Camargo, Setor Vigilância e Segurança do Paciente do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Enfermeira. Doutora em Atenção à Saúde. Chefe do Setor Vigilância e Segurança do Paciente do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Gilberto de Araújo Pereira, Curso de graduação em Enfermagem da UFTM

Estatístico. Doutor em Estatística. Professor Adjunto do curso de graduação em Enfermagem da UFTM

Luan Augusto Alves Garcia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeiro. Especialista em Enfermagem do Trabalho, Gestão dos Serviços em Ergonomia, Gestão Pública em Saúde pela Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Saúde do Adulto na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Mestre em Atenção à Saúde pela UFTM.

Doutorando em Atenção à Saúde pela UFTM.

Marija Antunes, UFTM

Enfermeira graduada pela UFTM

Adriana Oliveira de Freitas Araujo, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da UFTM

Enfermeira. Especialista em Saúde do Adulto pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da UFTM

Álvaro da Silva Santos, curso de graduação em Enfermagem e nos Programas de Pós-Graduação em Atenção à Saúde e Psicologia da UFTM

Enfermeiro. Doutor em Ciências Sociais. Pós Doutor em Serviço Social. Professor Associado do curso de graduação em Enfermagem e nos Programas de Pós-Graduação em Atenção à Saúde e Psicologia da UFTM

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Publicado

2021-04-21

Como Citar

Camargo, F. C., Pereira, G. de A., Garcia, L. A. A., Antunes, M., Araujo, A. O. de F., & Santos, Álvaro da S. (2021). Ensino da prática baseada em evidências: perspectivas de enfermeiros gestores universitários. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 9(2), 427–437. https://doi.org/10.18554/refacs.v9i2.4695

Edição

Seção

Artigos originais