Relações sociais de adolescentes com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v8i0.4747

Palavras-chave:

Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, Participação social, Adolescente.

Resumo

Esta é uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, realizada em 2016, com o objetivo de analisar e descrever as relações sociais de adolescentes com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil. Participaram cinco adolescentes em tratamento, utilizando um roteiro de entrevista semiestruturado que abordou as relações sociais e aspectos sobre o entretenimento. Obtiveram-se três categorias: Entretenimento, Amizade e Família. Verificou-se boas relações sociais com amigos e familiares; e que o entretenimento se faz presente na vida diária dos adolescentes. Apesar da presença de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, os adolescentes não são excluídos por seus amigos e familiares.

Biografia do Autor

Fernanda Bachur Resende

Terapeuta Ocupacional. Equoterapeuta

Erika Renata Trevisan, Curso de Terapia Ocupacional da UFTM

Terapeuta Ocupacional. Especialista em Saúde Pública e Saúde Mental. Mestre e Doutora em Ciências Médicas. Doutora em Atenção à Saúde. Pós Doutora em Psicologia. Professora Adjunta do Curso de Terapia Ocupacional da UFTM

Andrea Ruzzi Pereira, Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Terapeuta Ocupacional. Especialista em Tecnologias em Saúde Mental. Mestre em Enfermagem Psiquiátrica. Doutora em Atenção à Saúde. Professora Adjunta do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro 

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Publicado

2020-08-11

Como Citar

Resende, F. B., Trevisan, E. R., & Pereira, A. R. (2020). Relações sociais de adolescentes com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 8, 719–726. https://doi.org/10.18554/refacs.v8i0.4747