Educação em saúde no ensino de graduação em enfermagem: percepção dos acadêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v9i4.4794

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Educação em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Educação Superior, Ensino.

Resumo

Trata-se de estudo qualitativo de caráter descritivo e exploratório, realizado entre novembro de 2018 e abril de 2019, em uma universidade pública federal com objetivo de identificar a percepção de graduandos em enfermagem acerca da disciplina Educação em Saúde. A coleta de dados foi realizada por meio de um instrumento semiestruturado e entrevista, e a análise pelo Discurso do Sujeito Coletivo. Participaram 35 acadêmicos do nono e décimo períodos, dos quais: 80% do sexo feminino e 20% do sexo masculino; com média de idade de 24 anos; 54,28% do décimo período e 45,72% do nono período; 77,14% solteiros. Emergiram quatro ideias centrais: Importância da disciplina de Educação em Saúde para o desenvolvimento acadêmico; Práticas da disciplina de Educação em Saúde pelo olhar dos discentes; Disciplina de Educação em Saúde  como estratégia de ensino para população; e Visão crítica do aprender educação em saúde. Verificou-se que a disciplina Educação em Saúde no contexto de formação do acadêmico de enfermagem pode qualificar sua atuação, mostrando-se como ferramenta de trabalho e estratégia de promoção da saúde e prevenção de agravos. 

Biografia do Autor

Michele Carla Gonçalves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduanda do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Nylze Helena Guillarducci Rocha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, residência em neonatologia, mestranda em Atenção à Saúde

Maria Paula Custódio Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, residência em neontalogia, mestre em Atenção à Saúde, doutorando em Atenção à Saúde.

Bethania Ferreira Goulart, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, Doutora em Ciencias, Professor Adjunto do Curso de Enfermagem da UFTM

Jesislei Bonolo do Amaral Rocha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, Doutora, Professor Adjunto da UFTM

Divanice Contim, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, Doutora em enfermagem, professora associada do curso de graduação em enfermagem da UFTM.

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Publicado

2021-08-09

Como Citar

Gonçalves, M. C., Rocha, N. H. G., Silva, M. P. C., Goulart, B. F., Rocha, J. B. do A., & Contim, D. (2021). Educação em saúde no ensino de graduação em enfermagem: percepção dos acadêmicos. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 9(4). https://doi.org/10.18554/refacs.v9i4.4794

Edição

Seção

Artigos originais