O morrer para graduandos em Enfermagem: a contribuição da Psicologia

Autores

  • Gheysa Alves Mendonça Universidade de Uberaba
  • Valtuir Duarte Souza Júnior Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo. Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem.
  • Nivea Lourenço Mendes Santos Universidade de Uberaba
  • Álvaro Silva Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v1i1.492

Palavras-chave:

Psicologia, Enfermagem, Atitude frente a morte

Resumo

A morte para a enfermagem representa uma experiência calcada no saber científico com influência de determinações psicossociais, requerendo assim subsídios de natureza psicológica. O objetivo deste estudo é investigar a percepção de estudantes de enfermagem frente ao processo de morrer e a morte em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com análise de contribuição da psicologia. Pesquisa qualitativa com utilização de entrevista individual semiestruturada e método de Adaptação da Análise de Conteúdo. Os dados foram divididos em duas categorias: concepção prévia e contextualização da situação. A falta de preparo teórico prática e de apoio psicológico para lidar com a morte mostrou-se evidente. A psicologia deve proporcionar subsídios para o exercício da enfermagem através de ações para compreensão e enfrentamento do processo de morrer e da morte.

Biografia do Autor

Gheysa Alves Mendonça, Universidade de Uberaba

Bacharel Psicologia. Pós-graduanda em Psicopatologia Clínica pelo CPG-Centro de Pós Graduação. Coordenadora do Centro de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Uberaba.

Valtuir Duarte Souza Júnior, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo. Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem.

Bacharel Enfermagem. Especialização em UTI com ênfase em urgência e emergência. Mestrando do Programa de Pós Graduação em  Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Nivea Lourenço Mendes Santos, Universidade de Uberaba

Bacharel Psicologia.

Álvaro Silva Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Bacharel Enfermagem. Doutorado em Ciências Sociais. Professor Adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

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Publicado

2013-11-27

Como Citar

Mendonça, G. A., Souza Júnior, V. D., Santos, N. L. M., & Santos, Álvaro S. (2013). O morrer para graduandos em Enfermagem: a contribuição da Psicologia. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 1(1). https://doi.org/10.18554/refacs.v1i1.492

Edição

Seção

Artigos originais