Perfil e tempo de permanência dos usuários admitidos no pronto-socorro adulto de um hospital público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v9i4.4949

Palavras-chave:

Perfil de Saúde, Tempo de internação, Serviços Médicos de Emergência, Hospital Público.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa transversal com delineamento descritivo e abordagem quantitativa do tipo analítico, realizado em um hospital público de ensino, com dados de prontuários, levando em conta o período de novembro de 2017 a janeiro de 2018, com objetivo de conhecer o perfil e o tempo de permanência dos usuários admitidos no pronto-socorro adulto. Utilizou-se análise estatística descritiva para obtenção de frequência absoluta e relativa e, posteriormente, foi realizado o modelo de regressão logística binária, por meio da análise bruta, que testou as variáveis independentes e sua associação com a variável dependente, adotou-se o valor de p<0,20, para proceder à análise ajustada. Considerou-se 304 sujeitos, em sua maioria (63,5%) do sexo masculino, procedentes do atendimento pré-hospitalar do próprio município, com menor grau de prioridade de atendimento e tempo de permanência no pronto-socorro por período superior a 24 horas. Os resultados demonstram que os sujeitos atendidos pela clínica médica referenciados por demanda espontânea tem quatro vezes mais chance de permanecer internados por mais de 24 horas no serviço. Os diagnósticos atribuídos aos sujeitos não se enquadraram nas condições sensíveis à Atenção Primária. Verifica-se a necessidade de identificação das fragilidades da rede de atenção à saúde e da adoção de intervenções para redução do tempo de permanência e da saturação da capacidade operacional.

Biografia do Autor

Cintia Machado Dutra, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (1997). Especialista em Terapia Intensiva e Pedagogia. Mestra em Ciências pela Universidade de São Paulo (EERP/USP). Tutora do Programa de Residência em Enfermagem em Urgência/Trauma Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Lorena Daher, Hospital PUC-Campinas, Campinas – SP.

Graduada em Enfermagem, Pós Graduação. Hospital PUC-Campinas, Campinas – SP.

Suzel Regina Ribeiro Chavaglia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba - MG.

Graduada em Enfermagem, Pós-Doutora em Enfermagem, Professora Titular do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba - MG.

Lúcia Aparecida Ferreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba - MG.

Graduada em Enfermagem, Pós-Doutora em Enfermagem, Professora Titular do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba - MG.

Débora de Oliveira Sacramento, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba - MG.

Graduada em Enfermagem, Pós-graduação em Urgência e Emergência, Residente em Enfermagem do Saúde do Adulto pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba - MG.

Joyce Caroline Lucas Santos, Hospital Santa Catarina de Blumenau, Blumenau – SC.

Graduada em Enfermagem. Hospital Santa Catarina de Blumenau, Blumenau – SC.

Referências

Moraes DS, Cordeiro NM, Fonseca ADG, Silva CSO, Souza e Souza LP, Lopes JR. Fatores associados à internação prolongada nas admissões pela urgência e emergência. Revista da Universidade Vale do Rio Verde. 2017;15(2):680–691.

Martins TA, Santos CB, Santos MA, Rodrigues FFL, Pedersoli CE, Zanetti ML. Demanda de usuários com diabetes mellitus em unidade de urgência de um hospital universitário. Ciênc. Cuid. Saúde. 2016;15(2): 312-320.

Casarolli ACG, Eberhardt TD, Nicola AL, Fernandes LM. Nível de complexidade assistencial e dimensionamento de enfermagem no Pronto-socorro adulto de um hospital público. Rev. Enferm. UFSM. 2015;5(2):278–285.

Gonçales PC, Pinto Júnior D, Salgado PO, Chianca TCM. Relationship between risks tratification, mortality andlength of stay in a Emergency Hospital. Invest Educ Enferm. 2015;33(3):424–431.

Feijó VBER, Cordoni Junior L, Souza RKT, Dias AO. Análise da demanda atendida em unidade de urgência com classificação de risco. Saúde Debate. 2015;39(106):627–636.

Anziliero F, Dal Soler BE, Silva BA, et al. Sistema Manchester: tempo empregado na classificação de risco e prioridade para atendimento em uma emergência. Rev. Gaúcha de Enferm. 2016;37(4):e64753.

Alfradique ME, et al. Internações por condições sensíveis à atenção primária: a construção da lista brasileira como ferramenta para medir o desempenho do sistema de saúde (Projeto ICSAP - Brasil). Cad. Saúde Pública. 2009;25(6):1337–1349.

Guedes HM, Martins JCA, Chianca TCM. Valor de predição do Sistema de Triagem de Manchester: avaliação dos desfechos clínicos de usuários. Rev. Bras. Enferm. 2015;68(1):45–51.

Silva ADC, Chianca TCM, Pádua DR, Guimarães GL, Correa AR. Caracterização dos atendimentos de um pronto-socorro adulto público segundo o sistema de triagem de manchester. Rev. Min. Enferm. 2019;23(0):1–8.

Pinto Júnior D, Salgado PO, Chianca TCM. Validade preditiva do Protocolo de Classificação de Risco de Manchester: avaliação da evolução dos usuários admitidos em um pronto atendimento. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2012;20(6):1041–1047.

Ribeiro RM, Cesarino CB, Ribeiro RCHM, Rodrigues CC, Bertolin DC, Pinto MH, Beccária LM. Caracterização do perfil das emergências clínicas no pronto-atendimento de um hospital de ensino. Rev. Min. Enferm. 2014;18(3):533–544.

Becker JB, Lopes MCBT, Pinto MF, Campanharo CRV, Barbosa DA, Batista REA. Triagem no Serviço de Emergência: associação entre as suas categorias e os desfechos do paciente. Rev. Esc. Enferm. USP. 2015;49(5):783–789.

Castro ALB, Andrade CLT, Machado CV, Lima LD. Condições socioeconômicas, oferta de médicos e internações por condições sensíveis à atenção primária em grandes municípios do Brasil. Cad. Saúde Pública. 2015;31(11):2353–2366.

Dantas I, Santana R, Sarmento J, Aguiar P. The impact of multiple chronic diseaseson hospitalizations for ambulatory caresensitive conditions. BMC Health Serv Res. 2016;16(1):348.

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Dutra, C. M., Daher, L., Chavaglia, S. R. R., Ferreira, L. A., Sacramento, D. de O., & Santos, J. C. L. (2021). Perfil e tempo de permanência dos usuários admitidos no pronto-socorro adulto de um hospital público. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 9(4). https://doi.org/10.18554/refacs.v9i4.4949

Edição

Seção

Artigos originais